quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os negócios e a internet: uma janela de oportunidades para o mundo | iOnline

Os negócios e a internet: uma janela de oportunidades para o mundo | iOnline


A evolução tecnológica tem levado a mudanças profundas no mundo empresarial, não apenas no que diz respeito à sua estrutura, mas sobretudo na forma como as empresas estão a relacionar-se com os clientes.
O i falou com João Nunes, gestor de contas e de anúncios online da Google, sobre este assunto, aproveitando a sua visita a Portugal para participar na conferência “Make the web work for you”, organizada pelo IPAM.
No evento, que vai decorrer esta quinta-feira, o especialista vai debater a importância da internet no mundo dos negócios bem como a forma como as empresas portuguesas estão a aproveitar as ferramentas oferecidas pelo mundo virtual.
Hoje sabe-se que os desafios são constantes e, cada vez mais, globais. Não basta conhecer a realidade da internet é imperativo fazer parte dela. “Não é apenas necessário lidar com a internet, mas ter uma estrutura montada para que as empresas entrem no sistema e potenciem o negócio”, defende.
Apesar de considerar que a resposta das empresas portuguesas aos estímulos da internet tem sido “bastante positiva”, João Nunes reconhece que “ainda há muito trabalho a fazer” e muitas potencialidades a explorar.
“Temos assistido a alguns bons exemplos nos últimos anos. As empresas estão, cada vez mais, a utilizar as boas tecnologias que o Google oferece de forma gratuita … mas ainda estamos aquém do ponto ideal”, sublinha João Nunes.  
“A maioria do nosso tecido empresarial é pequena, na sua grande maioria empresas tradicionais, onde a mudança não está a ser bem implementada”, acrescenta o gestor que trabalha em Dublin. Do total do tecido empresarial português, apenas dez mil empresas estão registadas na Google Portugal.
Para o especialista, além de ser fundamental para os empresários conhecerem bem o mercado, o foco tem de estar, obrigatoriamente, nos clientes. É importante “perceber o que os clientes querem e tentar estar presente em todas as fases de pesquisa do utilizador, dar conhecimento do produto e vendê-lo”, refere.

“E-commerce”. Uma nova forma de fazer negócio
Muitas empresas estão a aderir ao chamado “e-commerce” (negócios no meio electrónico) como forma de dinamizar o negócio e de aumentar o leque bem como o perfil de clientes. Dados recentes demonstram que esta nova prática empresarial está a crescer a um ritmo médio de 45% ao ano.
João Nunes afirma que o “e-commerce” é uma “janela aberta para o mundo que permite às empresas competir a nível global bem como captar potenciais clientes em todas as zonas do globo”.
Para ele, a quebra na procura interna surge como uma oportunidade para entrar em novos mercados, alargando, desse modo, o negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário