quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sindicalistas da Carris ocupam Santander Totta - Economia - DN

Sindicalistas da Carris ocupam Santander Totta - Economia - DN

Delegados sindicais da Carris ocuparam hoje simbolicamente a sede do Santander totta em Lisboa em protesto contra os contratos 'swap' assinados entre a empresa de transporte e o banco de capitais espanhóis.
O grupo de oito representantes dos trabalhadores, no seu protesto, pediu a restituição "imediata" de 35,5 milhões de euros já pagos pela Carris ao banco, no âmbito dos contratos 'swap' [contratos de cobertura de risco].
Manuel Leal, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STTRUP), afeto à CGTP-IN, reclama o fim de "uma negociata orquestrada entre administradores das empresas, membros dos governos e banqueiros" que se traduziu "na transferência de uma fortuna imensa da esfera pública para a esfera privada".
Num contexto em que os trabalhadores da função pública têm vindo a perder massa salarial por via dos cortes impostos pelo Governo, "os administradores das empresas públicas que puseram a assinatura nestes contratos foram todos recompensados e bem pagos, um deles, Silva Rodrigues, até foi promovido a 'super administrador' do Metro, Carris, Transtejo e Soflusa", refere o STTRUP em comunicado.
"É para pagar este roubo que os salários estão a ser roubados nas empresas públicas e é para pagar este roubo que os preços estão a subir brutalmente para os utentes", acusa o sindicato no mesmo comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário