segunda-feira, 27 de maio de 2013

Portugal participa em projecto para reduzir a metade radiação futura de equipamentos - Sociedade - Sol

Portugal participa em projecto para reduzir a metade radiação futura de equipamentos - Sociedade - Sol

Portugal, através do INOV-INESC, do Instituto Superior Técnico, participa num projecto europeu para reduzir em metade a exposição a radiação electromagnética de aparelhos, como telemóveis, dentro de 10 a 20 anos, disse hoje o coordenado em Portugal.
"O projecto surge numa perspectiva de futuro, pois o número de sistemas [de comunicação] sem fios está a aumentar, o que quer dizer que o valor e o número de fontes de radiações" também será maior, explicou à agência Lusa Luís Correia do INOV-INESC e professor do Instituto Superior Técnico (IST).
Assim, "queremos baixar as potências de radiação para evitar que algum dia sejam ultrapassados os valores máximos recomendados", acrescentou.
A Organização Mundial da Saúde tem recomendações a apontar para valores máximos aceitáveis de radiações electromagnéticas e cada país tem leis a regular a situação. Em Portugal, "as medições na rua registam valores muito abaixo desses níveis", segundo o investigador coordenador.
"Estamos a desenvolver um índice para contabilizar de um modo contínuo a exposição às radiações electromagnéticas das pessoas na sua actividade diária, quer quando estão a utilizar o telemóvel, quer quando não estão, quando estão em casa, nos transportes ou na rua", especificou Luís Correia.
O projecto europeu, chamado LEXNET, reúne 17 entidades de vários países, entre operadores, fabricantes de equipamentos e centros de investigação e universidades, de França, Espanha, Reino Unido ou Alemanha.
Luís Correia referiu que o ponto de partida do trabalho, que decorre até 2015, são os sistemas que existem actualmente, como os telemóveis de segunda, terceira e quarta gerações, a internet sem fios e outros que contribuem para os níveis de radiação.
Quanto à meta de redução em metade tem a ver com o facto de se estimar que "haja mais 50% de potências a radiarem dentro de 10 a 20 anos, devido ao aumento do número de tráfego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário