terça-feira, 28 de maio de 2013

Coreia do Sul desliga mais dois reactores nucleares devido a falsos certificados de qualidade - Internacional - Sol

Coreia do Sul desliga mais dois reactores nucleares devido a falsos certificados de qualidade - Internacional - Sol

A Coreia do Sul ordenou a paragem de dois reactores nucleares e suspendeu o reinício de actividade de outros dois, após ter descoberto que se utilizaram componentes não homologadas no fabrico, informaram hoje as autoridades de Seul.
A Comissão de Segurança Nuclear da Coreia do Sul indicou que foram 'desligados' os reactores Shin Kori 2 e Shin Wolsong 1, no sudeste do país, após terem sido encontrados certificados de qualidade falsos em algumas das suas peças secundárias, um problema que esteve na origem de polémica no final do ano passado.
Em Novembro, o Governo sul-coreano revelou que vários fornecedores disponibilizaram durante anos componentes não homologadas para reactores nucleares, após falsificarem os respectivos certificados de qualidade.
Apesar disso, as autoridades indicaram que tal não representava qualquer problema para a segurança das centrais, embora tenham ordenado na altura a suspensão da actividade de dois reactores até que as componentes fossem substituídas por outras dotadas das devidas homologações.
A Comissão de Segurança Nuclear também adiou hoje o reinício dos reactores Shin Kori 1, previsto para hoje, e Shin Wolsong 2, que é actualmente alvo de uma revisão prévia ao arranque das operações comerciais.
O organismo também assegurou, neste caso, que os reactores retomarão a sua actividade quando tiverem sido substituídas todas as peças não homologadas por outras com as devidas garantias.
A Coreia do Sul conta actualmente com 23 reactores, que produzem cerca de 30 % da energia eléctrica consumida, pelo que o encerramento de dois, a par do adiamento da actividade de outros dois, ameaça reduzir de forma significativa as reservas energéticas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário