sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tráfico ilegal de animais selvagens move 8 mil milhões de dólares por ano - Internacional - Sol

Tráfico ilegal de animais selvagens move 8 mil milhões de dólares por ano - Internacional - Sol

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a WWF lançam hoje uma campanha contra o tráfico ilegal de animais selvagens, actividade que vale oito mil milhões de dólares por ano e ameaça os recursos e a segurança de África.
“O tráfico ilegal de vida selvagem é um mal a que devemos resistir inexoravelmente. O nosso povo, os nossos recursos naturais e o nosso desenvolvimento económico estão em risco", disse o presidente do BAD, Donald Kaberuka, citado num comunicado.
Donald Kaberuka e o director-geral da WWF, Jim Leap, lançam o apelo hoje, durante o último dia da reunião anual do BAD, em Marraquexe.
Na ocasião, será lançada a Declaração de Marraquexe, que alerta para o aumento do tráfico ilegal de fauna e flora selvagens e apela aos países e aos povos que actuem urgentemente para combater aquele crime em todo o mundo.
“O crime contra a vida selvagem é um crime sério e não são só os rinocerontes e os elefantes que estão em perigo. Há também implicações graves para a segurança nacional, o Estado de direito e o bem-estar de comunidades em toda a África. É preciso agir agora ao mais alto nível se queremos controlar esta crise", disse Jim Leap, citado no comunicado do BAD.
“Apelo aos líderes de África e do resto do mundo para que invistam no futuro da nossa região, fazendo tudo o que puderem para reforçar a aplicação da lei e a justiça criminal nestes crimes", insistiu Kaberuka.
Segundo a declaração de Marraquexe, o tráfico de vida selvagem é hoje um dos mais rentáveis crimes transnacionais organizados, ao lado do tráfico de armas, de droga e de seres humanos, envolvendo oito a dez mil milhões de dólares por ano.
Além disso, a actividade está hoje mais organizada, mais generalizada e mais perigosa do que nunca, alerta o texto.
"O resultado é um flagelo que está a fazer desaparecer elefantes e rinocerontes, bem como outras espécies africanas", pode ler-se na Declaração, segundo a qual dezenas de milhares de elefantes em toda a África são mortos ilegalmente todos os anos.
O texto exemplifica que a população de elefantes da bacia do Congo diminuiu em mais de 60% na última década e num só país africano, não identificado, a caça furtiva de rinocerontes aumentou em 5.000% desde 2007.
O BAD e a WWF sublinham que este crime não é apenas ambiental, já que as redes internacionais o usam para financiar conflitos armados e actos de terrorismo.
Por tudo isto, a Declaração de Marraquexe apresenta 10 medidas urgentes, que incluem o aumento dos meios financeiros e humanos para controlar o tráfico, a actualização da legislação para garantir que o tráfico é sujeito a penas de pelo menos quatro anos de prisão e a garantia de que os traficantes são tratados como verdadeiros traficantes.
A longo prazo, defende o texto, o tráfico de vida selvagem só pode ser eficazmente controlado se diminuir a procura destes produtos, pelo que são necessárias campanhas bem fundamentadas para influenciar o comportamento dos consumidores.
A WWF é uma das maiores organizações internacionais de conservação da vida selvagem, com mais de cinco milhões de apoiantes e uma rede global activa em mais de 100 países.
Com 54 Estados-membros no continente, o BAD visa promover o desenvolvimento económico sustentável através da mobilização de recursos para investimento e do aconselhamento e assistência técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário