quarta-feira, 29 de maio de 2013

OCDE: Não haverá retoma em 2014, economia estagna em 0,2% - Dinheiro Vivo

OCDE: Não haverá retoma em 2014, economia estagna em 0,2% - Dinheiro Vivo

São as piores previsões até agora relativamente à economia portuguesa. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) diz que depois de uma recessão de 2,7% este ano (o Governo vê uma contração de 2,3%), 2014 será mais um ano de desilusão, com a economia a estagnar nos 0,2% (contra 0,6%, a projeção mais recente das Finanças). A retoma fica adiada para 2015.
O relatório das perspetivas económicas para os 34 países mais desenvolvidos do mundo refere que a economia continuará no fio da navalha, com tendência para piorar a sua situação macroeconómica. "Os riscos permanecem no sentido descendente". "Mais turbulência no resto da zona euro poderá levar a um aumento do custo da dívida soberana e bancária e a um enfraquecimento dos parceiros comerciais. Isto poderá agravar a recessão e o défice orçamental uma vez que Portugal não tem muita margem de manobra".
O país está entre a espada e a parede. "Tentar contrariar isto com medidas orçamentais adicionais iria reduzir a atividade no curto prazo e poderá conduzir a uma deterioração do sentimento dos mercados financeiros".
O motor da economia, as exportações, deverá avançar apenas 1,4% este ano e 5,1% no próximo. Estas projeções são menos anémicas do que as do Governo, que espera 0,8% e 4,5%, respetivamente.
Assim, o pior desempenho da economia como um todo é antes explicado pela maior degradação do consumo e do investimento. Ao passo que o Governo espera mais 0,1% de consumo privado e mais 2,5% de investimento em 2014, a OCDE aponta para novas retrações de 1,5% e 0,7%, respetivamente.

O resultado prático é, claro está, um agravamento ainda  maior do desemprego, que deve chegar aos 18,2% da população ativa este ano e a 18,6% em 2014, diz a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário