quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bruxelas investiga petrolíferas por suspeita de concertação - Economia - Sol

Bruxelas investiga petrolíferas por suspeita de concertação - Economia - Sol

A Comissão Europeia está a investigar pelo menos três petrolíferas por suspeita de concertação de preços. A britânica BP, a holandesa Shell e a norueguesa Statoil confirmaram ter sido alvo de buscas por agentes de Bruxelas.
Em comunicado, a Comissão Europeia explica que levou a cabo “inspecções-surpresa a várias empresas que comercializam biocombustíveis, petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados”, por suspeita de ter havido um acordo sobre os preços. “Estes valores são usados para determinar o custo de mercado de vários produtos do sector da energia na Europa e no resto do mundo”.
“Mesmo uma pequena variação do preço real pode acarretar grandes consequências para o consumidor", explicaram responsáveis da Comissão hoje em Bruxelas.
Bruxelas não revelou quais as empresas investigadas, mas a Statoil confirmou que os seus escritórios de Stavanger receberam a visita de agentes anti-fraude. A BP e a Shell não revelaram detalhes sobre as buscas, mas confirmaram também a presença das autoridades e garantiram estar a cooperar com a investigação.
A Comissão ressalva que as buscas poderão conduzir ou não a provas que motivem uma acção judicial, não se podendo para já deduzir que as empresas incorreram em práticas concorrenciais abusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário