sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ulrich apoia taxa para depósitos acima de 100 mil euros - Economia - DN

Ulrich apoia taxa para depósitos acima de 100 mil euros - Economia - DN

O presidente do BPI considerou hoje "uma boa notícia" a possibilidade dos depósitos acima de 100 mil euros poderem ser chamados a contribuir para a reestruturação e resolução de problemas de bancos.

"É uma boa notícia ao contrário do que vejo muita gente a argumentar", afirmou Fernando Ulrich durante uma conferência promovida em Lisboa, defendendo que assim se pode evitar que o problema não volta a acontecer.
Segundo o presidente do BPI esta solução garantia que os depositantes seriam mais exigentes quanto à escolha dos bancos com que trabalham e que quem gere os bancos o faria de modo a assegurar que esta solução não fosse necessária.
Fernando Ulrich considerou no entanto que a primeira solução para o Chipre, que aplicava uma taxa sobre todos os depósitos, era uma "muito má notícia" e que não vai acontecer em Portugal.
"Temos condições de dizer que Chipre não vai acontecer aqui porque gerimos os bancos de modo a garantir que nunca haverá a necessidade de uma solução daquelas ser posta em prática", disse ainda.
O recurso aos depósitos acima de 100 mil euros para que contribuam na reestruturação e resolução de bancos deveria acontecer, segundo o presidente do BPI, apenas no âmbito do mecanismo de resolução bancária que será proposto pelo Comissão Europeia até final de junho, e que deveria envolver estes depositantes no processo de decisão relativo ao futuro do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário