sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nível das barragens atinge valor recorde em Abril - PUBLICO.PT


A produção renovável permitiu abastecer 80% do consumo nacional de electricidade em Abril, com as afluências às barragens a atingirem o valor mais elevado para o mês desde pelo menos 1977, ano que corresponde ao início dos registos da Rede Eléctrica Nacional.
Em Abril, a produção renovável permitiu abastecer 80% do consumo, devido às condições meteorológicas excepcionais, com a produção hidráulica a representar 50% do consumo e a produção eólica 24%, segundo os dados da gestora da rede elétrica.
As afluências aos aproveitamentos hidroeléctricos foram as mais elevadas dos registos da REN (desde 1977) para o mês de Abril.
Entre Janeiro e Abril, a produção renovável abasteceu 72% do consumo face a 34% no mesmo período de 2012, com a produção hidroeléctrica e eólica muito acima dos valores normais para a época.
O saldo de trocas com o estrangeiro equivaleu a 14% do consumo nacional, mantendo-se a tendência exportadora que se tem verificado este ano.
Em Abril, o consumo de electricidade confirmou a tendência de estabilização que se tem verificado nos últimos meses, com um crescimento de 0,6%, ou decréscimo de 0,1% com correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis face ao período homólogo.
Ainda assim, nos primeiros quatro meses, o consumo caiu 1,6%, ou 0,3%, com correcção de temperatura e dias úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário