terça-feira, 21 de maio de 2013

Deco diz que oferta da EDP dá mais desconto que a do leilão - Dinheiro Vivo

Deco diz que oferta da EDP dá mais desconto que a do leilão - Dinheiro Vivo


O mercado livre de energia está ao rubro. Primeiro foi o leilão da Deco, com a espanhola Endesa a apresentar descontos de 5% sem penalizações. Apenas uma semana depois, foi a vez da EDP lançar um nova oferta e, segundo apurou o DN/Dinheiro Vivo, a Galp está já a preparar uma nova ofensiva.
Contudo, os novos descontos da EDP são tão agressivos que a própria Deco admite serem melhores que aqueles que sairam do leilão. “Na tarifa simples [desconto só na luz], a promoção da EDP é mais vantajosa porque incide nas duas componentes da fatura - energia e potência - enquanto a tarifa ganhadora do leilão incide sobre a componente energia”, disse ao DN/Dinheiro Vivo, a responsável de comunicação da Deco, Rita Rodrigues.
Pelas contas da Associação, a poupança conseguida com a tarifa do leilão é de 22 euros por ano num cliente com 4,6 kva e um consumo mensal de cerca de 200 kwh. Na oferta da EDP, poupam-se 27 euros, ou seja, mais cinco euros. E nos clientes com potências e consumos maiores, a diferença é ainda mais evidente. Por exemplo, quem tiver um contador de 6,9 kva e consumos de cerca de 225 kwh por mês, poupa 23 euros anuais com a tarifa do leilão e 31 euros com a EDP, ou seja, oito euros a mais.
E quem tiver um consumo de cerca de 300 kwh por mês e potência de 10,35 kva, que ainda são usadas em quintas ou casas com garagens automáticas, a poupança da Deco é de 31 euros e a da EDP é de 43 euros, ou seja, mais 12 euros. Nestes casos, nem compensa ser associado da Deco e ir receber mais cinco euros para a abater à fatura se aderir à tarifa do leilão.
No entanto, a Associação garante que não está com receio que o número de adesões à tarifa do leilão seja mais baixo por causa da nova oferta da EDP ou de qualquer outra que haja no mercado.
“O nosso objetivo é permitir que cada consumidor tenha a melhor oferta seja qual for a empresa. Hoje podemos dizer que, graças à nossa ação, os clientes têm mais escolha e por isso são eles que saem vencedores”, refere Rita Rodrigues.
Oferta da EDP também tem falhas
A oferta da EDP pode ser boa, mas está longe de ser perfeita. Segundo a Deco, além do preço, os consumidores têm de olhar para as condições do contrato e nesse caso, a oferta da EDP falha. “A Deco entende que a disponibilização de mais do que um meio de pagamento não está contemplada no contrato da EDP, violando, inclusivamente, a recomendação da entidade reguladora”, alerta Rita Rodrigues. Contudo, ressalva “que, finalmente, a EDP retirou dos seus contratos a cláusula de penalização e, por isso, o consumidor pode sair a todo o tempo sem ser penalizado”. Esta exigência foi, aliás, feita pela Deco a todos os operadores do mercado que quisessem participar no leilão.
As novas ofertas da EDP falham também, diz a Deco, no facto de não haver descontos no bi-horário, enquanto que a tarifa da Endesa no leilão tem esse desconto.
As ofertas do leilão e da EDPA proposta da Endesa no leilão da Deco dá 5% de desconto no preço tarifas reguladas de eletricidade em vigor, ou seja, se estas mudarem ao longo do ano de contrato, o desconto será sempre sobre a tarifa que existe hoje. Além disso, pode pagar-se de qualquer forma, não há penalizações para quem sair antes do fim do contrato, nem há serviços adicionais obrigatórios. O único senão é que o valor da potência contratada é pago por inteiro e não há descontos no gás.
Já a EDP, oferece no Casa Total Click um desconto de 10% no gás e de mais 5% na luz, mas neste caso é na conta toda, ou seja, na energia e na potência. No Casa Click, o desconto é apenas na luz e de 5% na conta toda e sobre as tarifas reguladas em vigor, ou seja, se mudarem ao longo do contrato, o desconto será sempre sobre a tarifa atual. No entanto, a adesão só pode ser feita através da internet (no site energia.edp.pt), até 30 de Junho, e apesar de não ter penalizações, obriga a ter fatura eletrónica bimestral e ainda a pagar por débito directo.

Só se poupa na tarifa da Endesa no leilão

 Desde o início do ano que se pode ter bi-horário no mercado livre de eletricidade, mas a única empresa que dá desconto nesse regime de consumo é a Endesa e na oferta do leilão da Deco, que já fechou. Só quem se inscreveu é que poderá agora aderir.  A Galp dá um desconto de 2%, mas tem de pagar, no mínimo, 3,90 euros por mês para serviços de assistência à casa, abatendo a poupança conseguida. Na EDP pode passar para o mercado livre mantendo a sua fatura no bi-horário, mas o preço vai ser o mesmo do mercado regulado, ou seja, tem tarifas transitórias que até ao final de 2015 vão mudar de três em três meses e que tanto podem subir, descer ou ficar iguais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário