terça-feira, 21 de maio de 2013

Gigantesco tornado fez mais de 90 mortos em Oklahoma - JN

Gigantesco tornado fez mais de 90 mortos em Oklahoma - JN


Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram, na segunda-feira, à passagem de um devastador tornado de três quilómetros, com ventos de 320 quilómetros por hora pelos arredores de Oklahoma, sul dos Estados Unidos. O rasto de destruição estende-se por 50 quilómetros quadrados. Há, pelo menos, 145 pessoas hospitalizadas em Oklahoma.
 
foto RICHARD ROWE/REUTERS
Gigantesco tornado fez mais de 90 mortos em Oklahoma
Tornado com ventos superiores a 300 quilómetros/hora atingiu Oklahoma
 
O presidente Barack Obama decretou a área atingida pelo tornado como zona de calamidade e enviou ajuda federal suplementar para auxiliar os esforços estaduais e locais.
Este tornado, que atingiu a cidade de Moore, com cerca de 50 mil habitantes, é já o mais mortífero desde que um outro provocou a morte de 161 pessoas em Joplin, no estado do Missouri, há dois anos.
 
foto BRETT DEERING/GETTY IMAGES/AFP
Gigantesco tornado fez mais de 90 mortos em Oklahoma
Tornado destruiu centenas de casas
 
Amy Elliott, responsável de um centro médico, afirmou em entrevista ao canal televisivo que nas últimas horas foram recuperados mais 40 corpos, elevando assim o número de vítimas mortais para 91 pessoas. O anterior balanço oficial dava conta de 51 mortos.
As equipas de emergência têm centrado grande parte dos esforços nos destroços da escola básica de Plaza Towers que foi diretamente atingida pelo tornado. Uma outra escola básica, casas e um hospital foram também destruídos.
 
foto GENE BLEVINS/REUTERS
Gigantesco tornado fez mais de 90 mortos em Oklahoma
Tornado de categoria F4 com ventos a atingir 320 km/h
 
O violento tornado, com ventos que atingiram os 320 quilómetros por hora de 3,2 quilómetros de diâmetro, semeou a destruição num percurso de 12 quilómetros entre Moore e Newcastle, nos arredores da cidade de Oklahoma.
Este tornado reproduziu, em parte, o trajeto realizado pelo fenómeno de maio de 1999 que matou 44 pessoas, feriu centenas e destruiu milhares de casas em Moore e no sul da cidade do Oklahoma.
Os tornados são frequentes em Oklahoma mas raramente atingem zonas habitadas.
O Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica apontou, de acordo com estimativas iniciais, para um tornado na categoria F4, a segunda mais elevada.
A localidade Moore, situada nos arredores da cidade de Oklahoma e com cerca de 50 mil habitantes, foi a mais afetada. Duas escolas ficaram destruídas e centenas de casas foram arrasadas pela força dos ventos, que chegaram a atingir 320 quilómetros por hora.
Joe Jolly, residente em Moore, indicou à radio NPR que o seu bairro parece "um cenário de guerra". "Praticamente não tenho casa", acrescentou. "Ainda estou em choque. Foi intenso, não sei mais o que dizer, foi terrível", descreveu.
Na escola primária Plaza Towers estavam 75 alunos e funcionários na altura do tornado. Junto aos destroços, familiares aguardavam em lágrimas por notícias. O tráfego aéreo na zona foi suspenso para facilitar às equipas de socorro ouvir eventuais pedidos de auxílio.
As imagens da estação televisiva local KFOR mostram quilómetros de áreas residenciais devastadas e com diversos incêndios ativos. O tornado terá atingido uma área de 50 quilómetros quadrados.
Para acolher aqueles que ficaram sem casa, foram criados abrigos de urgência na cidade de Oklahoma, nomeadamente em igrejas.
Depois de atingir Moore, o tornado seguiu na direção de Meeker, tendo sido emitidos alertas para toda a região de Oklahoma e para o vizinho Estado do Texas. "Prevemos que esta tempestade continue a desenvolver-se em Oklahoma", declarou a governadora estadual Mary Fallin à CNN.
A Casa Branca emitiu um comunicado no qual indicou que o presidente norte-americano, Barack Obama, está a acompanhar os acontecimentos de perto através da assistente para Segurança Nacional, Lisa Monaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário