quarta-feira, 22 de maio de 2013

Europa quer limitar bónus a banqueiros acima de 500 mil euros - Dinheiro Vivo

Europa quer limitar bónus a banqueiros acima de 500 mil euros - Dinheiro Vivo


A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou ontem um projeto para que permita aos reguladores nacionais da União Europeia decidir que bancos devem estabelecer limites aos bónus dos seus administradores a partir de 2014.
Com este projeto, que a EBA vai submeter a consulta pública até ao próximo dia 21 de agosto, a autoridade quer restringir os prémios dos administradores dos bancos que recebem uma remuneração anual superior a 500 mil euros.
O objetivo destas limitações, segundo a EBA, é o de evitar a assunção excessiva de riscos por parte das entidades financeiras. As restrições, que afetam as bonificações que sejam concedidas a partir do exercício fiscal de 2014, aplicar-se-iam sobre os diretivos que cumpram alguma destas condições: remuneração total superior a 500 mil euros anuais; os que estejam entre os mais bem pagos da entidade; que a retribuição seja igual ou acima do salário mais elevado da administração, ou que a remuneração variável exceda os 75 mil euros e 75% da componente fixa.
O propósito da EBA de estabelecer limites aos prémios, de maneira a que o bónus não possa ser mais de duas vezes o salário fixo e sempre que seja autorizado pelos acionistas, foi contestado com alertas por parte da banca europeia, especialmente a britânica, que teme uma fuga de talentos para outras praças financeiras internacionais em detrimento dos centros europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário