segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sorry nerds! O futuro é dos mais populares - Dinheiro Vivo

Sorry nerds! O futuro é dos mais populares - Dinheiro Vivo

Desenganem-se aqueles que pensam que no fim do liceu os nerds irão vingar-se, porque serão mais bem sucedidos.Pois, de acordo com um estudo recente são os mais populares no liceu que, passados vários anos desde a formação, serão os mais bem sucedidos até ganhando salários superiores.
Um grupo de investigadores pegou num estudo da Wisconsin Longitudinal, feito junto de mais de 10 mil homens e mulheres que se formaram num liceu de Wisconsin, em 1957.
Nesse estudo, os alunos foram convidados a listar três pessoas que consideravam seus amigos mais próximos. Aqueles que tiveram seus nomes escritos mais abaixo foram considerados os mais populares.
Mais de cinco décadas depois, o mesmo grupo de investigadores voltou aos dados para ver o que poderia retirar sobre essa popularidade. E observou, desde logo, que os elementos mais populares provem de ambientes familiares estáveis e calorosos. Depois, contrariando todo e qualquer estereótipo de nerd, estudantes mais inteligentes (e também mais velhos) tinham a tendência para receber mais amizade do que os alunos mais novos ou menos inteligentes. Já a condição financeira da família parece ter um papel menor na popularidade.
No futuro, concretamente ao fim de 35 anos, defendem os investigadores, os alunos mais populares ganharam 2% mais do que seus pares. Isso é quase a metade (40%) da diferença de salário dos alunos que provém de um ano com mais educação.
Ou seja, se um aluno partiu de um percentil 20 de popularidade para 80, o seu salário será 10% superior, 40 anos depois. "Isto era a verdade após a contabilização de uma série de variáveis ​​distintas, incluindo história familiar, a qualidade da escola, a capacidade cognitiva e traços de personalidade do adulto", justifica o Washington Post, que cita as algumas conclusões dos autores.
As ligações que os alunos populares fazem na escola podem levar a mais oportunidades no caminho, mas os investigadores optam pela explicação mais simples: as características que tornam um estudante querido de muitos são as mesmas que o fazem bem sucedido no mercado de trabalho.
Significa isto dizer que as relações intersociais no liceu "treinam personalidades individuais para serem socialmente adequadas para uma performance de sucesso nas funções em adultos", conclui o estudo.
Em suma, rematam os investigadores: "Consistente com nosso ponto de vista, interpretamos a medida de popularidade é como uma medida do stock de habilidades sociais de um indivíduo em particular."

Nenhum comentário:

Postar um comentário