segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Japão: Estado poderá parar por falta de financiamento - Dinheiro Vivo

Japão: Estado poderá parar por falta de financiamento - Dinheiro Vivo

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, alertou hoje que o Estado nipónico poderá rapidamente parar de funcionar por falta de financiamento, depois de a oposição ter bloqueado uma lei para permitir a emissão de obrigações pelo Governo."Se a situação se mantiver, os serviços administrativos vão paralisar, o que terá efeitos sobre a vida das pessoas e a retoma da economia", declarou Noda dirigindo-se aos deputados.
Uma lei que permitiria a emissão de obrigações pelo Governo foi bloqueada no Senado pela oposição de direita, o Partido Liberal-Democrata, que exige a Noda a dissolução da câmara de deputados e a convocação de eleições legislativas antecipadas.
A emissão de novas obrigações pelo Governo deveria cobrir 40% do orçamento de abril deste ano a março de 2013, mas o seu bloqueio fez com que as despesas públicas, especialmente em benefício das comunidades locais, tivessem que ser adiadas.
O primeiro-ministro nipónico apelou a "discussões francas entre a maioria e a oposição" e para se "parar de utilizar a lei de emissão de obrigações como carta política".
O Partido Democrata do Japão, de Noda, tem maioria na câmara dos deputados, mas uma minoria dos lugares do Senado, pelo que o apoio da oposição é necessário para a adoção desta lei orçamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário