domingo, 28 de outubro de 2012

Furacão iSandy/i obriga à retirada de 370.000 pessoas de Nova Iorque - Mundo - PUBLICO.PT

Furacão iSandy/i obriga à retirada de 370.000 pessoas de Nova Iorque - Mundo - PUBLICO.PT

A cidade que nunca dorme vai ter de parar por causa do furacão Sandy. A partir de domingo à noite, os comboios, o metropolitano, e o serviço de autocarros de Nova Iorque vão encerrar devido àquela que poderá ser a maior tempestade de sempre a atingir os Estados Unidos.

O Mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ordenou que 370.000 pessoas que vivem nas zonas mais baixas da cidade fossem retiradas, por causa do impacto que a tempestade poderá ter em cinco divisões administrativas da cidade, avança o The Wall Street Journal.

O furacão só irá atingir a costa dos Estados Unidos segunda-feira à noite, algures entre Maryland e Nova Inglaterra. Mas devido à sua dimensão, a tempestade já se faz sentir na costa dos Estados Unidos.

Sandy já provocou a morte de 66 pessoas no arquipélago das Caraíbas, quando passou pelo Haiti e por Cuba a 24 e 25 de Outubro. No Sul do Haiti, morreram 51 pessoas, devido principalmente a uma inundação relâmpago. Em Cuba, o colapso dos edifícios tirou a vida a mais 11.

O furacão continuou a subir o Atlântico e acabou por se fundir com uma corrente de ar árctico potenciando a sua força. Às 3h da madrugada deste domingo, o furacão estava a 490 quilómetros da carolina do Norte, com ventos máximos de 120 quilómetros por hora e a mover-se a 22 quilómetros por hora.

Os ventos mais fortes, que atingem velocidades de furacão, afectam uma área de 165 quilómetros de diâmetros, mas ventos com forças de tempestade tropical estendem-se a uma área com diâmetro de 1125 quilómetros. “Não há hipótese de se evitar uma tempestade significativa”, disse Rick Knabb, director do Centro Nacional de Furacões em Miami, à agência Reuters. “Só não conseguimos localizar com precisão quem vai apanhar com a pior parte.”

Chuva, inundações e corte de energia

A Casa Branca estima que entre 50 e 60 milhões de pessoas irão ser afectadas pelo furacão. O Presidente norte-americano Barack Obama decidiu cancelar as viagens a Virgínia, na segunda-feira, e ao Colorado, na terça-feira, onde iria participar em comícios eleitorais para as eleições presidenciais a 6 de Novembro. Em vez disso, não sairá de Washington, onde vai monitorizar a tempestade.

Mitt Romney, o candidato republicano às presidenciais, também desistiu do comício na Virgínia marcado para este domingo, quando se espera que se comece a sentir a tempestade, e, em vez disso, fará campanha no Ohio.

O Governador Jack Markell, do pequeno estado de Delaware, abaixo de New Jersey, já tinha anunciado a evacuação obrigatória das regiões costeiras do estado, o que equivale à estimativa da retirada de 50.000 pessoas.

Entretanto, o anúncio do centro de furacões de que poderia haver ondas com mais de 3 metros de altura a atingir a costa, obrigou Michael Bloomberg a dar uma ordem de evacuação em Nova Iorque, nas zonas mais baixas da cidade. “Quem vive nestas áreas, deve sair durante a tarde”, disse Bloomberg, citado pelo The Wall Street Journal.

A partir das 19h deste domingo, o metro irá encerrar na cidade. O mayor disse ainda que na segunda-feira as 1750 escolas de Nova Iorque vão estar encerradas. Neste domingo já foram cancelados 700 voos comerciais, alguns deles internacionais. Na segunda-feira o número de viagens aéreas canceladas sobe para 2500, segundo a Reuters.

Além de Nova Iorque, cidades como Boston, Baltimore, Washington D.C. ou Filadélfia, irão ser afectadas pela tempestade. Prevê-se que Sandy provoque chuvas intensas com uma altura de 30 centímetros em algumas áreas, e até fortes nevões no interior do continente, quando continuar a sua trajectória para norte. Na costa, o maior perigo é as inundações que podem prolongar-se durante várias marés.

Em New Jersey as autoridades estão a ponderar o fecho do sistema de transportes públicos. Uma das maiores preocupações é uma quebra de energia que pode durar dias. Muitas lojas esgotaram os geradores e as pilhas que se venderam em tempo recorde.

A última grande tempestade a atingir o país foi o furacão Irene, em Agosto de 2011,que provocou estragos num valor de 12,2 mil milhões de euros. Sandy promete ser pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário