segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ativistas sul-coreanos enviam panfletos para o Norte - Globo - DN

Ativistas sul-coreanos enviam panfletos para o Norte - Globo - DN


Ativistas sul-coreanos enviam panfletos para o Norte
Fotografia © Reuters



Ativistas da Coreia do Sul enviaram folhetos de propaganda, pendurados em balões, para a Coreia do Norte, uma semana depois de Pyongyang ter ameaçado atacar militarmente o país vizinho caso tal acontecesse.

O grupo de ativistas lançou cerca de 50 mil panfletos pendurado em vários balões, a partir de um parque perto da cidade fronteiriça de Paju. Vários polícias assistiram, no local, ao lançamento, adianta o site da BBC.
Alguns dos moradores locais tentaram impedir este movimento com receio da ameaça de Pyongyang, o que resultou em alguns conflitos com os ativistas. Na semana passada as autoridades conseguiram impedir um lançamento semelhante, após a ameaça de guerra da Coreia do Norte, que disse tencionar responder ao protesto com um "ataque militar", adianta a BBC.
Em declarações à agência Reuters, citada pela BBC, um morador local afirmou que "os habitantes de Paju não conseguem viver normalmente com estas preocupações. Eles vêm aqui com muita frequência". "Da última vez o Norte advertiu que iria atacar diretamente aqui, portanto viemos protestar, pois não podemos tolerar mais isso", acrescentou.
Um dos ativistas, Choi Woo-won, classificou as advertências do Norte como "ameaças vazias". A maioria dos ativistas sul-coreanos são desertores do Norte e têm enviado mensagens semelhantes em várias ocasiões. No entanto, apesar de a Coreia do Norte condenar estes atos, raramente fez ameaças específicas, como agora, adianta a BBC.
As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra desde os anos 50. Desde aí as tensões têm vindo a piorar após acontecimentos como o naufrágio de uma corveta sul-coreana em março de 2010, que resultou na morte de 46 marinheiros, e o bombardeamento da ilha sul-coreana de Yeonpyong a 23 de novembro no mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário