sábado, 27 de outubro de 2012

Passos quer “refundação” do acordo com a itroika/i - Política - PUBLICO.PT

Passos quer “refundação” do acordo com a itroika/i - Política - PUBLICO.PT

Pedro Passos Coelho afirmou neste sábado ser necessário uma “refundação” do programa de ajustamento com a troika que permita fazer “uma profunda reforma do Estado”.

No final das primeiras jornadas parlamentares conjuntas de PSD e CDS-PP, que decorrem na Assembleia da República, afirmou que para alguns “ficou implícito que uma reforma mais profunda do Estado” poderia ser feita depois do cumprimento do programa de ajustamento. “Não é verdade”, acrescentou.

Salientou então que para cumprir esta reforma é necessária uma “refundação, não uma negociação” do programa de ajustamento da troika, desafiando, ainda que de forma indirecta, o PS a participar na tal “refundação”, salientando que ela deve "comprometer todos aqueles que assinaram ou negociaram o memorando de entendimento".

Em nenhuma ocasião explicou, porém, o que significa essa “refundação”. “O Estado só deve fazer aquilo que faz bem, e deve fazer muito melhor aquilo que não pode deixar de fazer”, afirmou.

O primeiro-ministro voltou a salientar que pedir mais tempo para cumprir o pagamento da dívida é adiar por mais anos o regresso do país aos mercados.

No início do discurso, Passos Coelho falou para a oposição, afirmando que quem quiser escolher um caminho contrário ao do Governo tem de “explicar como o vai financiar”.

Com Paulo Portas ao seu lado, o líder do Executivo pediu aos deputados que expliquem com verdade aos portugueses o caminho que o Governo está a fazer e que digam que têm confiança nas medidas que estão a ser tomadas.

“A nossa obrigação é vencer esta crise, sejamos do PSD ou do CDS”, acrescentou.

Já no final, lembrou que não foram os partidos que formam o Governo que criaram a crise, mas manifestou confiança de que o CDS e o PSD serão “parceiros fortes para tirar o país da crise”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário