quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lisboa: António Costa rejeita aumento de receita através do IMI e do IRS - Dinheiro Vivo

Lisboa: António Costa rejeita aumento de receita através do IMI e do IRS - Dinheiro Vivo

O presidente da Câmara de Lisboa defendeu hoje que o município não deve ter um aumento da receita resultante das taxas de IMI e de IRS, aguardando ainda pelos impactos do Orçamento do Estado para 2013 na cidade.O PSD na Assembleia Municipal de Lisboa disse que vai votar contra o orçamento da capital, caso a câmara, liderada pelo socialista António Costa, não baixe as taxas de IRS e de IMI a cobrar em 2013, tendo em conta as poupanças anuais que a autarquia terá de serviço da dívida decorrentes da amortização da dívida a médio e longo prazo.
"Entendo que não deve ter aumento receita resultante do IMI e IRS, mas este município não pode voltar uma situação de desequilíbrio, num gesto demagógico de querer ser simpático com os cidadãos, em ano de eleições. Nunca deixarei que volte a acontecer", afirmou António Costa na assembleia municipal.
O autarca socialista adiantou que a base de trabalho do orçamento municipal para o próximo ano é a de "garantir uma neutralidade" das receitas da câmara provenientes do IMI e do IRS, mas salientou que só não assume "um compromisso definitivo" porque pretende ver "o que vai custar a mais ou a menos em receita o OE" de 2013."Temos de ver bem o que é que resulta deste OE e em função disso tirar ilações", afirmou.
O presidente da câmara criticou a proposta do líder da bancada municipal PSD, ao "votar com orgulho" o agravamento fiscal proposto no Orçamento de Estado (OE) para 2013 na Assembleia da República, onde também é deputado, e em Lisboa "vir lavar a consciência".
Considerando que o "desconto" nestas taxas "não é justo" para o executivo socialista que lidera a capital, "por não ser responsável pelo aumento" dos impostos, António Costa questionou: "É só este aumento que devemos descontar? Ou também o aumento dos transportes, do IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado]? Ou a taxa social única"?No seguimento do acordo firmado entre a Câmara de Lisboa e o Governo para o acerto patrimonial dos terrenos do Centro Cultural de Belém (CCB) e do aeroporto, a autarquia vai amortizar a sua dívida a médio e longo prazo em quase 300 milhões de euros.
Perante esta amortização, o PSD estima que o município consiga uma poupança anual de 47 milhões de euros, decorrentes do serviço da dívida. A câmara tem até ao final de Novembro para apresentar na assembleia as taxas a fixar, caso contrário são fixadas automaticamente as taxas máximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário