segunda-feira, 29 de outubro de 2012

http://www.publico.pt/Ciências/completado-primeiro-voo-operacional-da-spacex-para-a-estacao-espacial-internacional-1569264

http://www.publico.pt/Ciências/completado-primeiro-voo-operacional-da-spacex-para-a-estacao-espacial-internacional-1569264

Eram 19h22 de domingo (hora de Lisboa) quando a cápsula Dragon, da empresa norte-americana Space Exploration Technologies (mais conhecida como SpaceX), mergulhou no Pacífico ao largo da Califórnia, trazendo de volta para a Terra carga proveniente da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a agência espacial NASA em comunicado.

Esta é a primeira missão comercial de aprovisionamento da ISS contratada pela NASA à SpaceX (a anterior, em Maio deste ano, tinha sido um voo experimental). Uma parte da carga que a cápsula “repatriou” agora é uma arca congeladora contendo amostras provenientes de experiências realizadas na estação em condições de microgravidade. As amostras deverão ser entregues à NASA dentro de 48 horas após a recuperação da cápsula no oceano.

A Dragon foi lançada para o espaço, a bordo de um foguetão Falcon 9 (também da SpaceX), a 7 de Outubro passado. Transportava cerca de 450 quilos de carga, entre mantimentos para a tripulação, material científico e equipamentos.

Esta foi a primeira de um mínimo de 12 missões da empresa privada à ISS programadas até 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário