terça-feira, 30 de outubro de 2012

Draghi: Contribuintes alemães deverão lucrar com empréstimos do BCE - Dinheiro Vivo

Draghi: Contribuintes alemães deverão lucrar com empréstimos do BCE - Dinheiro Vivo

Os contribuintes alemães "vão ter lucros" com o programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE) desde que os países do Sul continuem a fazer reformas estruturais, disse o presidente da instituição."Se os governos no Sul da Europa continuarem a implementar com sucesso as reformas estruturais como nos últimos meses, os contribuintes alemães vão ter lucros com as nossas aquisições", disse Mario Draghi numa entrevista publicada à revista alemã Der Spiegel.
Na entrevista, Draghi foi confrontado com as preocupações alemãs relativamente à política seguida pelo BCE -- nomeadamente ao programa de compra de dívida pública de países em dificuldade.
Interrogado sobre se serão os contribuintes -- e em particular os alemães -- a ter de pagar a fatura por estas aquisições, Draghi respondeu: "Não prevejo isso. Pelo contrário, até agora tivemos lucro com as nossas compras de obrigações, que foram para os bancos centrais nacionais, que por sua vez beneficiam governos e contribuintes."
A Spiegel começa a entrevista perguntando a Draghi se tem conta a prazo ("sim"), e se sabia qual era a taxa que estava a receber.
"Cerca de 1,75%. Esse é a taxa atual para poupanças em Itália", respondeu Draghi, com os jornalistas a replicar que na Alemanha se pagam taxas de juro igualmente baixas, em consequência da política monetária do BCE.
No entanto, disse o banqueiro italiano, "se não resolvermos a crise do euro, todos pagaremos": "Se a resolvermos, todos irão beneficiar, em particular os contribuintes e aforradores alemães."

Nenhum comentário:

Postar um comentário