quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Universidade quer transformar Porto numa cidade inteligente - Ciência - DN

Universidade quer transformar Porto numa cidade inteligente - Ciência - DN

O Centro de Competências em Cidades do Futuro da Universidade do Porto garantiu financiamento europeu no valor de 1,6 milhões de euros para avançar com um projeto para transformar o Porto numa smart city (cidade inteligente).

A ideia, explica a universidade em comunicado, é transformar a cidade invicta num laboratório vivo para as cidades do futuro. "As plataformas de teste a desenvolver utilizarão tecnologias avançadas de sensorização, recolha de dados móvel e processamento de informação em larga escala, para melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos", refere o comunicado.
"A decisão da Comissão Europeia em apoiar este projeto, tomada após um concurso em que apenas 7% das candidaturas foram aprovadas, vem confirmar a excelência da investigação da Universidade do Porto em áreas relevantes para as cidades do futuro, bem patente através de projetos como o Vital Responder, que desenvolveu redes de sensores para bombeiros, e o Drive IN que está a tornar os Raditáxis uma das frotas mais avançadas do mundo", acrescenta o documento.
Segundo a universidade, este financiamento vai permitir explorar as sinergias entre grupos de investigação de áreas como telecomunicações, transportes, psicologia, urbanismo, engenharia biomédica, redes sociais ou informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário