terça-feira, 30 de outubro de 2012

As ostras que podiam ter salvo Manhattan - Globo - DN

As ostras que podiam ter salvo Manhattan - Globo - DN


A barreira natural de recifes formada pelas ostras ao longo de milhares de anos, protegia Nova Iorque da violência do mar. Mas foi destruída pela intervenção humana.
Numa altura em que Nova Iorque é fustigada pela passagem do furacão "Sandy", os rios East e Udson transbordaram e a baixa de Manhattan ficou praticamente submersa, o colonista do "The New York Times", Paul Greenberg, escreve hoje que a cidade podia ter sido salva das águas...pelas ostras.
É que em tempos, "uma população de triliões daqueles bivalves desempenhava um papel crucial na estabilização da linha costeira, de Washington a Boston, e protegia os nova-iorquinos das tempestades", diz.
Até os colonizadores europeus chegarem à América, ao longo de milhares de anos, várias gerações de ostras "construiram" enormes recifes subaquáticos à volta de quase todos os grandes portos de Nova Iorque. Assim, tal como os bancos de coral protegem as ilhas tropicais, estes recifes quebravam a força das ondas, impedindo-as de atingir a costa com violência.
Contudo, explica Greenberg, "400 anos de intervenção humana acabaram por destruir esses recifes". Durante os primeiros 300 anos após a chegada dos colonos, o habitat natural das ostras foi sendo destruído sistemáticamente: quer através da construção dos vários portos da cidade e respectivos acessos, quer da captura selvagem dos bivalves que os levou quase ao extermínio.
Mas não foram só os primeiros colonos na América que contribuiram para o desaparecimento da barreira natural de proteção que os recifes de ostras ofereciam, os próprios nova-iorquinos também fizeram a sua parte, construindo sistemas de esgotos rudimentares responsáveis pela contaminação das águas com doenças como a febre tifóide ou a cólera, bem como despejando resíduos industriais altamente poluentes nos rios Hudson e Raritan. Até que por volta de 1930, as ostras de Nova Iorque e os seus benefícios para a cidade estavam liquidados para sempre.
Haverá a possibilidade de Nova Iorque voltar a ter essa proteção natural? O colonista diz que não. "O reino das ostras já se foi e o que existe agora são apenas algumas ostras a a tentar pôr o pé no seu antigo território, mas nada mais que isso".
"Perante tempestades como a do furacão "Sandy", que se tornarão cada vez mais frequentes na região, a nossa costa estará cada vez mais vulnerável", conclui Paul Greenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário