segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cientistas britânicos criam exame para detectar cancro e vírus HIV | iOnline

Cientistas britânicos criam exame para detectar cancro e vírus HIV | iOnline

O exame é mais barato e pode detectar diferentes vírus e alguns tipos de cancro.

Um grupo de pesquisadores britânicos do Imperial College de Londres  desenvolveu um exame que pretende detectar o vírus da Sida e alguns cancros, revela a revista “Nature Nanotechnology”.
Apesar de ainda ser um protótipo, revela a presença de uma doença ou de um vírus, usando um sistema de cores. Ou seja, os cientistas desenvolveram um químico que muda de cor quando entra em contacto com o sangue contaminado. Se fica azul é mau sinal. Significa que um está presente um componente de cancro ou do vírus. Caso contrário, fica vermelho.
O novo método "deve ser usado quando a presença de uma molécula-alvo numa concentração ultrabaixa possa melhorar o diagnóstico da doença. Por exemplo, é importante detectar algumas moléculas em concentrações ultrabaixas para verificar a reincidência de cancro depois de se remover um tumor", explica à BBC Molly Stevens, do Imperial College.
A pesquisadora acrescenta ainda que "também pode ajudar no diagnóstico de pacientes infectados com o vírus HIV cujas cargas virais são baixas demais para serem detectadas com os métodos actuais".
Os primeiros testes do novo exame mostraram a presença dos marcadores para HIV e cancro de próstata. Contudo, serão necessários testes mais amplos antes que o novo exame possa avançar.
Espera-se que este novo exame custe dez vezes menos que os já disponíveis.  Os pesquisadores chamam a atenção para a sua importância onde as únicas opções de exames para HIV e cancro são muito caras. "Este exame pode ser significativamente mais barato, abrindo caminho para um uso maior de exames de HIV em regiões mais pobres do mundo", afirma o pesquisador do Imperial College de Londres, Roberto de la Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário