terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furacão causou 16 mortos e deixou sete milhões de casas sem luz - JN

Furacão causou 16 mortos e deixou sete milhões de casas sem luz - JN

Pelo menos 27 pessoas morreram nos Estados Unidos e uma no Canadá na sequência dos ventos fortes e inundações causadas pela passagem do furacão Sandy. Barack Obama decretou estado de "grande catástrofe" nos Estados de Nova Iorque e Nova Jérsia.
 
foto Andrew Burton/AFP
Furacão causou 28 mortos e deixou mais de oito milhões de casas sem luz
Túneis de Nova Iorque ficaram inundados
 
O Estado norte-americano de Nova Iorque é o que regista mais vítimas mortais: 15, no total, segundo indicação do governador, Andrew Cuomo, divulgada no Twitter. Dez vítimas registaram-se na cidade de Nova Iorque, referiu o autarca Michael Bloomberg em conferência de imprensa.
Estes dados juntam-se aos dois mortos no Connecticut (incluindo um bombeiro), três em Nova Jérsia (incluindo um casal esmagado por uma árvore que caiu sobre o seu carro, onde havia também duas crianças que escaparam com vida) e outras quatro vítimas mortais na Pennsylvania.
Em Maryland, uma mulher morreu após embater contra uma ávore e, na Virgínia, onde a neve cai abundantemente, outra mulher morreu num acidente com um camião. Um membro da tripulação do veleiro HMS Bounty morreu no hospital.
No Canadá, uma mulher morreu ao ser atingida por destroços arrastados pelo vento, segundo as autoridades de Toronto.
Estado de "grande catástrofe"
Barack Obama decretou estado de "grande catástrofe" nos Estados de Nova Iorque e Nova Jérsia. A decisão do presidente "permite disponibilizar os fundos federais para as pessoas afetadas pelo furacão nas zonas do Bronx, Kings, Nassau, Nova Iorque, Richmond, Suffolk e de Queens", explicou a Casa Branca.
O estado de catástrofe, decretado também para o Estado de Nova Jérsia, prevê ajuda especial para alojamento temporário e reparações de estruturas afetadas pelo furacão, adiantou a Casa Branca.
 
foto GARY HERSHORN/Reuters
Furacão causou 28 mortos e deixou mais de oito milhões de casas sem luz
Maioria das mortes ocorreu devido a quedas de árvores
 
Mais de oito milhões de casas sem eletricidade
Mais de oito milhões de casas estavam, esta terça-feira, sem eletricidade nos 18 estados do nordeste dos Estados Unidos e na capital, Washington, devido à passagem do furacão "Sandy".
"Às 09.00 horas (13.00 horas em Portugal continental), os estados afetados registavam 8.114.433 clientes sem corrente elétrica", disse o Departamento de Energia em comunicado, precisando que o estado mais afetado era o de Nova Jérsia, a 'porta de entrada' da tempestade no continente norte-americano, na segunda-feira à noite.
Só naquele estado havia 2,5 milhões de lares sem luz, enquanto em Nova Iorque são dois milhões os clientes às escuras e na Pensilvânia 1,3 milhões. Seguem-se o Connecticut (626 mil), Maryland (311 mil) e o Massachusetts (298 mil).
A capital norte-americana, Washington, onde 220 mil casas sofreram cortes de energia na segunda-feira à noite, tinha praticamente voltado à normalidade, com apenas 3583 casas ainda privadas de luz.
O "pior desastre" do transporte público em Nova Iorque
Os túneis e o metro de Nova Iorque ficaram inundados devido à elevação das águas do mar causadas por Sandy. Ainda não se sabe quando o metro voltará a funcionar, enquanto não é certo se poderão circular, esta terça-feira, os 5600 autocarros da Big Apple.
O transporte público de Nova Iorque "nunca enfrentou um desastre tão devastador" em 108 anos de existência, afirmou, esta terça-feira, o presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes, Joseph Lhota.
A tempestade passou por áreas de elevada densidade populacional, onde vivem cerca de 50 milhões de pessoas, deixando um rasto de devastação. As chuvas torrenciais, os ventos fortes e a subida das águas provocaram inundações repentinas e transbordo de rios.
Esta terça-feira de manhã, a velocidade do vento havia caído para 105 km /h, quando o furacão Sandy tocou a a terra.
Às 5 horas locais (9 em Portugal continental), o centro da tempestade estava localizado 145 km a oeste de Filadélfia (Pensilvânia) e avançou para o oeste.
Antes de tocar terra, o Sandy acusava ventos de cerca de 150 km/h. A passagem do Sandy pelas Caraíbas causou 67 mortos, antes de atingir os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário