quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Saiba como se tornar num trabalhador imprescindível - Dinheiro Vivo

Saiba como se tornar num trabalhador imprescindível - Dinheiro Vivo

O esforço constante e ser o último a sair do escritorio não lhe garantem um posto de trabalho. Ninguém é imprescindível, mas se quiser que o seu chefe pense duas vezes antes de o dispensar, estes conselhos podem a ajudá-lo a transformar-se no trabalhador que todas as empresas querem na sua equipa.Nem José Mourinho foi sempre imprescindível. Às primeiras tormentas, foi despedido do Chelsea. Quando Pep Guardiola abandonou o Barcelona, após anos de vitórias, declarou que o clube seguiria o seu caminho sem ele. Mas a verdade é que quem acredita que assegurar o seu posto de trabalho é algo de gratuito e que depende apenas do cumprimento das obrigações está enganado.
Às vezes, o importante não é ser bom, mas parecê-lo. Mas atenção, não tente ser imprescindível sem justificação e sempre no mesmo posto. Corre o risco de estagnar profissionalmente, uma situação que terá reflexos negativos no evoluir da sua carreira. Jordi Damiá, director da Setesca, uma consultora especializada na redução de custos e incremento da produtividade, lembra que os executivos querem pessoas orientadas para o cliente e para os resultados.
Sou importante, não o melhor
Quanto vale o seu posto de trabalho e que benefício aporta à empresa são as primeiras questões a que um funcionário deve dar resposta. Jordi Damiá lembra que vivemos no mundo das perceções e, às vezes, prescinde-se do talento porque não se conhece o seu potencial.
David Comí, responsável da Incrementis, uma consultora de formação e produtividade, é da mesma opinião, afirmando que “não se paga pelo que se sabe, mas sim pelo que sabe fazer com esse conhecimento”. Por isso, só aqueles funcionários cujo esforço tem verdadeiro impacto nos resultados da empresa são imprescindíveis.
Para que não fique nenhuma ponta solta, aqui ficam sete pontos que podem ser considerados como o manual imprescindível para ser imprescindível no seu local de trabalho.
Quanto vale e que benefício traz o meu posto de trabalho? Questione-se se o custo do seu posto de trabalho é equivalente ao benefício que oferece à sua empresa. Se for superior ao que teria um trabalhador subcontratado, vai concerteza ter menos probabilidades de ser afetado por uma reestruturação.
Próatividade. Seja próativo e aumente, na medida do possível, o valor do seu posto de trabalho. Uma das maneiras de o fazer é refletir sobre o que pode sugerir para reduzir os custos da empresa. Só os trabalhadores que acrescentam valor são considerados sem discussão.
Resultados económicos. Oriente-se para os resultados. Considere-se a si mesmo como um potencial gerador de lucros para a empresa.
Faça-se notar. Pode fazer as coisas muito bem, mas o seu esforço passará despercebido se não o souber “vender” de forma adequada e nunca estará no pensamento do seu chefe. Comunique o seu potencial, ainda mais se a sua atividade não está relacionada com áreas como marketing ou as vendas.
O que esperam de mim? Mostre interesse em saber o que a estrutura da empresa espera de si. Deve pedir um feedback de forma regular, para definir bem os seus objetivos e ser auto-exigente para superar as expetativas.
Evite os conflitos. O conflito com os companheiros dificulta a relação laboral e é um obstáculo à concretização de bons resultados. E se o conflito for com o chefe pode estar a pôr em causa o seu posto de trabalho.
Apareça. Não deixe de se relacionar e comunicar com potenciais empregadores. Torna-o conhecido e pode ser uma saída importante se alguma vez deixar de ser imprescindível onde está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário