terça-feira, 23 de outubro de 2012

ONU estuda criação de força de manutenção de paz para a Síria - Mundo - PUBLICO.PT

ONU estuda criação de força de manutenção de paz para a Síria - Mundo - PUBLICO.PT

As Nações Unidas estão a planear a criação de uma força de manutenção de paz na Síria para o caso de haver um cessar-fogo no terreno.

“Confirmo que reflectimos sobre o que se passará no caso de o cessar-fogo emergir como uma solução política, sobre o que poderemos fazer para contribuir para a segurança e a protecção dos civis”, disse numa conferência de imprensa em Nova Iorque o chefe das operações de manutenção de paz da ONU, Hervé Ladsous, durante mais uma viagem do enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, a Damasco.

A criação dessa força estaria sujeita à aprovação do Conselho de Segurança e as resoluções que ao longo de meses de conflito têm tentado aprovar têm sido bloqueadas pela Rússia e a China, países com poder de veto e aliados de Damasco.

Fontes diplomáticas citadas pelas agências de notícias internacionais apontam para uma força de 3000 efectivos. Ladsous sublinhou porém que é ainda cedo para falar em números.

Em Junho, a escalada da violência levou à suspensão de uma missão dos 300 observadores das Nações Unidas que três meses antes tinham chegado ao país com a tarefa de supervisionar o cessar-fogo exigido pelo plano de paz de Kofi Annan, que acabou por nunca ser cumprido no terreno. Esse fracasso acabaria por levar à demissão de Annan das funções de mediador do conflito.

Desde os primeiros protestos contra o regime sírio, logo reprimidos pelas forças do Presidente Bashar al-Assad, em Março de 2011, que violência na Síria já fez mais de 34 mil mortos, na maioria civis, segundo a contagem do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma ONG da oposição.

No domingo, em Damasco, Brahimi voltou a encontrar-se com Assad e a pedir tréguas pelo menos durante os dias do Eid al-Adha, uma das mais importantes festas do calendário muçulmano, celebrada entre os dias 26 e 28 de Outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário