sábado, 6 de outubro de 2012

Moody's alerta: resgate português pode prolongar-se além de 2013 - Dinheiro Vivo

Moody's alerta: resgate português pode prolongar-se além de 2013 - Dinheiro Vivo


Portugal poderá precisar de prolongar o programa de resgate além dos três anos, avança o Financial Times citando a agência Moody's.

De acordo com a agência, a evolução fraca da economia e a reação pública às medidas de austeridade recentemente anunciadas podem atrasar os planos de Lisboa para recuperar o acesso aos mercados.
"O recente surgimento de agitação social" sugeriu aos mercados que a recuperação seria lenta, prevendo a Moody's que a talvez "seja exigida uma ampliação do apoio financeiro" além de setembro de 2013.
Também a agência de rating Fitch alertou para o possível prolongamento do plano de resgate nacional: numa nota enviada ontem à noite, a agência alertava para o facto de Portugal ir receber nova ajuda financeira da União Europeia ainda antes do regresso aos mercados.
O programa de resgate financeiro no valor de 78 mil milhões de euros deveria terminar em junho de 2014 mas Portugal deveria recuperar lentamente e regressar aos mercados em setembro do próximo ano. Esta semana Vítor Gaspar garantia que as datas seriam cumpridas e que a troika sairia do país até meados de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário