sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cavaco diz que sacrifícios têm de ter “sentido” - Política - PUBLICO.PT

Cavaco diz que sacrifícios têm de ter “sentido” - Política - PUBLICO.PT

O Presidente da República defendeu que o sacrifício dos portugueses tem de ter “um propósito, um sentido e uma razão de ser”. No discurso da cerimónia das comemorações da Implantação da República, Cavaco Silva não fez qualquer referência às controvérsias políticas e assumiu que o seu papel é de “moderador em caso de conflitos” e promotor de consensos.

Para Cavaco Silva é preciso uma estratégia nacional que antecipe os desafios a médio e longo prazo. “O nosso sacrifício tem de ter um propósito, um sentido e uma razão de ser. Não atravessamos dificuldades unicamente para corrigir erros do passado recente, mas também para encontrar um rumo de futuro”, disse.

O Presidente da República frisou que o seu cargo exige que se coloque numa posição “suprapartidária”, acima das “controvérsias políticas que marcam o dia-a-dia”.

Cavaco Silva centrou o discurso nos jovens, insistindo na necessidade da qualificação e da formação e quis deixar uma mensagem aos que optam por sair do país.

O que importa é “criar condições para que os jovens da nova diáspora possam regressar ao seu país”, disse. O Presidente não quer que os jovens que vão para o estrangeiro percam o desejo de voltar. “Não lhes podemos negar o direito de partirem em busca de um futuro melhor, mas temos o dever de tudo fazer para que retornem e contribuam para um melhor futuro do seu país”, sublinhou.

O chefe de Estado defendeu ainda a aposta no ensino: “Um ensino de qualidade, acessível a todos é a melhor garantia da igualdade de oportunidades, a chave de um país justo. Ninguém pode ficar para trás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário