quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Gaspar: "Raramente, e num único dia, os investidores demonstraram tanta crença em Portugal" - Dinheiro Vivo

Gaspar: "Raramente, e num único dia, os investidores demonstraram tanta crença em Portugal" - Dinheiro Vivo


"Raramente, e num único dia, os investidores internacionais demonstraram tanta crença e apoio no programa português", afirmou hoje o ministro das Finanças.

Vítor Gaspar alertou que "o processo de acumulação de confiança é gradual", mas assim defendeu que "hoje demos um passo muito importante nesse caminho, esse passo é tanto mais significativo quando à pouco tempo se perguntou se conseguiremos regressar aos mercados em 2013. Regressámos em 2012 e a importância deste marco não pode ser esquecido".
O responsável relembrou que "a Irlanda já faz estas operação há mais tempo, mas não faz de acordo com um calendário regular, isso demorará mais tempo".
Quando questionado sobre a participação de investidores internacionais na operação de troca de dívida feita hoje pelo IGCP, o ministro limitou-se a revelar que "o interesse da operação foi generalizado".
"Chamo a atenção para o facto de depois de ter anunciado o sucesso da operação, houve um deslocamento significativo das rendibilidades das obrigações nacionais a todos os prazos, o que demonstra que todos os investidores consideraram esta operação um sucesso e um marco positivo para as perspetivas de sucesso do nosso programa de ajustamento", acrescentou Vítor Gaspar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário