sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Depois do Allgarve, temos o Poortugal segundo a Economist - Economia - PUBLICO.PT

Depois do Allgarve, temos o Poortugal segundo a Economist - Economia - PUBLICO.PT

O humor britânico está no texto que a revista Economist dedica a Portugal e à tensão política e social que o país vive devido às novas medidas de austeridade anunciadas no Orçamento do Estado para 2013.

Muitos portugueses, certamente, vão rever-se na piada bem reveladora do estado do país. “Nos dias felizes anteriores à crise do euro, um governo em Lisboa renomeou o Algarve como Allgarve, esperando com isso atrair touristas britânicos. Agora há quem queira renomear o país como Poortugal [Pobretugal]”

Diz a revista que entre protestos e duros editoriais, este humor mordaz é uma resposta ao Orçamento que o ministro das Finanças apresentou ao país a 15 de Outubro.

Poucos na sociedade portuguesa, segundo a Economist, concordaram com aquilo que Vítor Gaspar considerou ser “o único orçamento possível” para serem atingidas as metas acordadas com a troika. A oposição ao OE, refere a revista, uniu o povo, os economistas e os políticos. E acrescenta ainda, a propósito das recentes manifestações, que muitos acreditam que “o aperto a que estão a ser sujeitas as famílias não é só desnecessariamente doloroso mas sufoca também o crescimento do país”.

A revista aborda também o estado da coligação governativa face à intransigência de Vítor Gaspar quanto a alterações no OE. E termina a lembrar que o facto de Bruxelas considerar que Portugal é um aluno exemplar pode ajudar o país se o Governo espanhol pedir um resgate e começar a discutir com a troika sobre “a sensatez de aplicar mais austeridade fiscal “

Nenhum comentário:

Postar um comentário