segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Crédito malparado volta a registar máximos em Agosto - Dinheiro Vivo

Crédito malparado volta a registar máximos em Agosto - Dinheiro Vivo


As famílias e empresas portuguesas mantêm as dificuldades em pagar à banca e o crédito malparado continua a registar valores recorde. Segundo o Boletim estatístico do Banco de Portugal, o crédito de cobrança duvidosa voltou a aumentar em agosto e contrasta com cada vez menos dinheiro concedido pelos bancos. 

A subida verificou-se em várias frentes. No caso das empresas, o malparado aumentou 516 milhões entre julho e agosto para se situar nos 10 645 milhões de euros. Na prática, dos 108 515 milhões emprestados às empresas, 9,8% são de cobrança duvidosa.
Do lado das famílias, o crédito malparado também subiu para valores nunca vistos e que quase tocam os 5 mil milhões de euros. Entre julho e agosto deste ano aumentou 34 milhões de euros para os inéditos 4 977 milhões de euros. O que significa que 3,7% do crédito concedido em agosto é de cobrança duvidosa.
A banca também continua a conceder cada vez menos dinheiro às famílias e empresas portuguesas. Se no lado das empresas os empréstimos caíram 844 milhões de euros, para os 108 515 milhões em agosto, do lado das famílias a concessão caiu 536 milhões de euros em agosto para os 136 017 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário