quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Consumo de electricidade vai cair até 2015 | iOnline

Consumo de electricidade vai cair até 2015 | iOnline

O consumo de energia eléctrica em Portugal vai continuar a cair até 2015, segundo uma previsão avançada hoje pelo director-geral de Energia, no quadro da apresentação da revisão do Plano Nacional de Acção para as Energias Renováveis.
Pedro Cabral, que falava na Conferência da APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis), em Viana do Castelo, revelou os novos pressupostos económicos que serviram para o reajustamento do plano apresentado em 2010 pelo governo de José Sócrates.
A revisão em baixa das perspectivas de crescimento económico é uma das principais alterações ao plano que prevê uma queda de 8% nas previsões do Produto Interno Bruto (PIB) no horizonte de 2020 face à versão apresentada há dois anos. E estas estimativas, sublinhou Pedro Cabral, foram feitas a partir de dados oficiais de Março deste ano, não reflectindo ainda a degradação do quadro macroeconómico entretanto verificada e que apontam para a continuidade da recessão em 2013. Até Setembro, a procura nacional de electricidade está cair 4,2% face a igual período do ano passado. Se esta queda se mantiver até final do ano, o consumo de energia eléctrica recuará para níveis de 2006.
A contracção da economia tem contudo um aspecto positivo, assinalou, na medida em que promove os comportamentos de poupança que vão ajudar a alcançar a meta da eficiência energética sem implicar custos adicionais relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário