quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Chuva de sangue” poderá invadir a Grã-Bretanha | iOnline

“Chuva de sangue” poderá invadir a Grã-Bretanha | iOnline

O sudeste da Grã-Bretanha pode estar prestes a passar por um fenómeno raro esta semana. A chuva vermelha, também conhecida como chuva de sangue, deverá visitar o país, prevêem os meteorologistas.
Este fenómeno acontece quando poeiras de regiões desérticas se misturam com a humidade das nuvens, quedando origem a uma chuva avermelhada que deixa uma camada fina de pó sobre as superfícies.
Neste caso, a poeira vem do deserto do Sahara que, percorrendo dois mil quilómetros até terras de sua majestade, levanta partículas minúsculas transportadas pelo vento.
Outra novidade é o aumento da temperatura provocada pelo fenómeno. As nuvens que descarregam a chuva vermelha vêm com uma massa de ar quente - já que viajam desde África. A Grâ-Bretanha deverá atingir os 20 graus Celsius, nos próximos dias.
Esta chuva que  também já foi registrada em países escandinavos, pode ser acastanhada ou da cor da areia, explica o especialista em clima, Philip Eden.
Há textos históricos que falam da “chuva de sangue”, como é o caso da Ilíada, de Homero, escrita no século 8 a.C., e textos do século XVII, do escritor Geoffrey de Monmouth, que popularizou a lenda do Rei Arthur.
Tudo isto ajudou a que as pessoas acreditassem que a chuva era realmente de sangue, o que para muitos era considerado um mau presságio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário