segunda-feira, 22 de outubro de 2012

China empresta 800 milhões de euros à EDP - Economia - PUBLICO.PT

China empresta 800 milhões de euros à EDP - Economia - PUBLICO.PT

O Bank of China assegurou nesta segunda-feira um empréstimo sem garantias à EDP no valor de 800 milhões de euros. O objectivo, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), é o de melhorar a posição de liquidez da empresa e financiar a actividade.

O empréstimo tem uma maturidade de três anos e será pago à taxa Euribor, à qual são acrescentados 3,5 pontos percentuais para o Bank of China.

De acordo com o comunicado, o empréstimo foi contraído num molde “sénior e sem garantias”, o que significa que a EDP não ofereceu garantias para a eventualidade de entrar em incumprimento da dívida. A dívida “sénior” representa o compromisso da companhia eléctrica em pagar primeiro aos credores que compraram as obrigações da companhia com esta graduação.

O maior accionista da EDP é a empresa China Three Gorges, que comprou 21,35% da companhia eléctrica portuguesa por 2690 milhões de euros no final de 2011.

No momento da privatização, a Three Gorges – detida a 100% pelo Estado chinês – comprometeu-se com uma linha de financiamento de cerca de 4000 milhões de euros à EDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário