quarta-feira, 10 de outubro de 2012

S&P corta rating espanhol e deixa Madrid à beira do "lixo" - Dinheiro Vivo

S&P corta rating espanhol e deixa Madrid à beira do "lixo" - Dinheiro Vivo

Mariano Rajoy
Mariano Rajoy
O grau de qualidade de Espanha perante os seus credores internacionais foi reduzida em dois níveis pela agência Standard & Poor's (S&P). Esta ação, que desce a nota da dívida de BBB+ para BBB-, com perspetiva (outlook) negativa, coloca o Reino a apenas um passo do chamado nível "especulativo" ou "lixo", em que Portugal (BB) já se encontra.Em comunicado, a principal agência de rating mundial enumera os factores que levaram ao corte que, de forma indireta, acaba por ser um empurrão para que, eventualmente, o país seja obrigado a pedir um resgate total à União Europeia e ao FMI.
Os motivos apontados são: "o aprofundamento da recessão está limitar as opções políticas do Governo espanhol"; "o desemprego crescente e as restrições à despesa que deverão intensificar o descontentamento social e contribuir para a fricção entre os governos central e regionais de Espanha"; e "as dúvidas em torno do compromisso de alguns países da zona euro em mutualizar os custos da recapitalização bancária de Espanha que, na nossa perspetiva, são um fator destabilizador para as perspetivas [outlook] de de crédito do país".
"O outlook negativo para o rating de longo prazo reflete a nossa visão dos riscos significativos para o crescimento económico de Espanha e o desempenho orçamental, e a falta de uma direção clara na política da zona euro", remata.
Espanha, que ainda é o principal parceiro comercial e de investimento de Portugal, deverá afundar numa recessão de 1,9% este ano e de 1,4% em 2013, estima a S&P. O próximo ano será, assim, ainda pior do que o projetado para Portugal, sendo portanto uma ameaça séria à economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário