sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resgate. Só falta o sim de Rajoy para Espanha entrar no clube dos aflitos | iOnline

Resgate. Só falta o sim de Rajoy para Espanha entrar no clube dos aflitos | iOnline

Durão Barroso já está de braços abertos e líderes europeus preparam o caminho à margem do Conselho.

O assunto não faz parte da agenda do Conselho Europeu que hoje termina em Bruxelas. Mas o dossiê espanhol paira como uma sombra negra em Bruxelas e tem ocupado uma boa parte do tempo dos principais dirigentes europeus. François Hollande, presidente francês, é um dos mais activos. Ontem à tarde reuniu-se com Mario Monti, primeiro-ministro italiano, primeiro, e depois com Angela Merkel. Dizem os jornais espanhóis que em cima da mesa destes encontros bilaterais esteve obviamente o assunto espanhol. O que preocupa os líderes europeus é não só o montante do resgate como as exigências que serão feitas ao governo de Madrid. Em primeiro lugar é necessário que os mecanismos europeus de assistência, como o próprio Banco Central Europeu, estejam preparados para o embate de um resgate a uma das maiores economias europeias. Depois é preciso decidir quais serão os pacotes de austeridade exigidos a Madrid, a somar aos que o governo de Rajoy já pôs em marcha. Neste imenso frenesim em torno da Espanha, as posições da Alemanha variam de responsável para responsável e de semana para semana. Ontem de manhã, no parlamento alemão, Angela Merkel disse aos deputados que é a Espanha que deve decidir se precisa ou não de ajuda. Há uma semana, o ministro das Finanças alemão foi taxativo: a Espanha não precisa de nenhum programa de ajuda. No meio desta novela espanhola, Mariano Rajoy entrou mudo no Conselho Europeu e não pensa ter qualquer intervenção relevante nas reuniões de trabalho. Fontes governamentais disseram aos jornais espanhóis que o resgate não faz parte da agenda e que no comunicado final não haverá qualquer referência a Espanha.
Durão de braços abertos O presidente da Comissão Europeia disse o costume sempre que um país está à beira de pedir ajuda externa. José Manuel Durão Barroso disse ontem que o governo espanhol não fez qualquer pedido formal de ajuda financeira aos parceiros europeus, mas que a Comissão está pronta para responder a um pedido.
Durão Barroso disse estes lugares comuns ontem de manhã em conferência de imprensa conjunta com o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, e as declarações do presidente da Comissão são mais um sinal de que estão criadas as condições para que Espanha peça ajuda assim que o entenda. A zona euro tem “uma caixa de ferramentas completa para estabilizar o mercado”, acrescentou. Entretanto, o jornal espanhol “El País” avançava quarta--feira que a ideia de um pedido de ajuda externa estava a “amadurecer” na consciência do líder do governo espanhol, Mariano Rajoy. Ultimamente têm-se sucedido os sinais de que os parceiros europeus estão prontos para responder a um pedido de ajuda feito por Espanha. Quarta- -feira foi o primeiro-ministro da Finlândia que disse que a Europa está pronta a ajudar Espanha. E enquanto Mariano Rajoy amadurece o pedido de ajuda, a Europa da austeridade soma e segue com graves crises económicas e sociais na Grécia, em Portugal e Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário