segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novo sistema chega a Portugal para provar se inquilinos são de confiança | iOnline

Novo sistema chega a Portugal para provar se inquilinos são de confiança | iOnline

Nenhuma informaçãoé dada sem a autorização expressa do inquilino.A operação está aprovada pela CNPD.

Com vista a estimular a confiança no mercado de arrendamento – reduzindo os riscos de incumprimento ou danos nos imóveis – a Renda Protec desenvolveu o serviço de referenciação de inquilinos, que já está a operar desde o Verão. “É uma forma de atrair novos proprietários e investidores a colocarem os seus imóveis no mercado”, explica ao i a administradora da empresa, Susan Ford.
A referenciação de inquilinos divide- -se em serviço de Referência Expressa e de Referência Completa. O primeiro consiste numa recolha especializada, independente e imparcial de informação sobre inquilinos, efectuada sob a forma de relatórios, onde se podem detectar eventuais fragilidades em termos de risco de incumprimento, de acordo com a informação pública sobre o potencial locatário, como dívidas às finanças, segurança social e processos judiciais associados. O segundo integra ainda a informação do anterior processo de referenciação e acrescenta a confirmação actualizada da situação laboral do interessado em arrendar casa e as referências dos ex-senhorios.
Quando questionada se este serviço poderá quebrar o direito à privacidade, Susan Ford nega e garante que “nenhuma informação é fornecida sem a autorização do inquilino”, acrescentando que a empresa está obrigada a respeitar os “procedimentos da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) para a protecção da informação privada dos inquilinos”. E vai mais longe: “Esta é uma prática normal noutros países com mercados de arrendamento mais desenvolvidos.” Susan Ford lembra também que de acordo com o Landlord Survey de 2010 do Reino Unido, 98% dos inquilinos com relatórios de referenciação positivos não entram em incumprimento, enquanto que 83% das situações de incumprimento verificam-se em locatários que não foram sujeitos a um processo de referenciação profissional.
No caso do nosso país, a profissional constatou uma fraca confiança no mercado, devido ao elevado risco para proprietários e agentes imobiliários. “Portugal apresenta um histórico preocupante em matéria de incumprimento de inquilinos, bem como processos de despejo ineficazes. Torna-se então fundamental criar formas de minimizar este risco”, esclarece. Surge assim a Renda Protec, Lda, – sediada em Portugal e com colaboradores portugueses – em sintonia com a entrada em vigor da Nova Reforma de Arrendamento Urbano (NRAU), que “vem complementar e potenciar os serviços de referenciação de inquilinos”.
Não são só os proprietários que podem aderir a este serviço. Também os inquilinos podem comprar os seus próprios relatórios de referenciação, que são válidos por quatro semanas e apresentar aos senhorios ou agentes imobiliários. Os arrendatários podem, deste modo, ter uma posição privilegiada na escolha das melhores casas e na negociação do preço, já que provam ser de confiança.
Para Susan Ford, os pontos positivos deste serviço não ficam por aqui. “Temos tanta confiança na eficácia do nosso serviço que disponibilizamos ainda uma Garantia Voluntária de Referência para qualquer inquilino que tenha obtido uma referência completa positiva.” Este serviço prevê o pagamento de até seis rendas, na eventualidade do locatário mostrar que não consegue fazer face às mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário