quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão vão e ter um número de emergência comum em 2013 | iOnline

Norte de Portugal, Galiza e Castela e Leão vão e ter um número de emergência comum em 2013 | iOnline

No próximo ano, o Norte de Portugal e as regiões espanholas da Galiza e Castela e Leão vão partilhar meios de socorro e um número de emergência comum (112) para reduzir os tempos de resposta aos cidadãos dos dois países.
À margem do I Fórum de Cooperação Transfronteiriça em Segurança Rodoviária, em Feces de Abaixo, Espanha, o diretor geral de Emergências e Interior da Junta da Galiza referiu hoje que, em 2013, o projeto transfronteiriço ARIEM - 112 (Assistência Reciproca Inter-regional em Matéria de Emergências) chegará a 571.688 cidadãos, num total de 109 municípios (87 espanhóis e 22 portugueses).
O projeto, segundo Santiago Álvarez, irá consolidar e institucionalizar os mecanismos de colaboração e comunicação entre as zonas abrangidas, numa extensão de 16.637 mil quilómetros quadrados, criando um marco de cooperação transfronteiriça rápida e eficaz.
Assim, as regiões transfronteiriças irão elaborar pactos e protocolos de atuação conjunta, estabelecer canais de comunicação (número de emergência - 112) que permitam automatizar a coordenação e mobilização de recursos e partilhar meios de socorro.
A gestão comum de meios vai, na opinião de Santiago Álvarez, possibilitar a utilização dos recursos existentes, reduzir os tempos de resposta na prestação de ajuda aos cidadãos portugueses e espanhóis e criar sinergias que evitem a sobreposição e duplicidade de meios em áreas de atuação conjunta.
"Queremos criar um espaço comum em matérias de gestão de emergência, onde todos ajudam, contribuem para a promoção da cultura, solidariedade e cooperação inter-regional", disse.
O responsável frisou ainda que as vantagens do projeto são "imensas", assim como as dificuldades a ultrapassar.
Entre elas, estão as barreiras administrativas e legais em matéria de intervenção de emergência, ausência de canais de comunicação institucionalizados e necessidade de formar os intervenientes à realidade de cooperação transfronteiriça.
No Norte de Portugal e nas duas regiões espanholas existem 1.196 efetivos contra incêndios e salvamento, 73 esquadras, oito helicópteros medicalizados e quatro de resgate, 121 equipas para emergências especializadas, 263 veículos contra incêndios e salvamento e 211 instituições de saúde.
O ARIEM - 112 tem um investimento de 400 mil euros, 300 dos quais são financiados por fundos comunitários e envolve, além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), os governos e autoridades de proteção civil e de saúde das regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário