segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Governo mantém previsão de 16% de desemprego para 2013 - Dinheiro Vivo

Governo mantém previsão de 16% de desemprego para 2013 - Dinheiro Vivo

O secretário de Estado do Emprego considerou que os números hoje divulgados, que apontam para uma taxa de 15,9% de desemprego em Portugal, em agosto, "são preocupantes", mas afirmou que a previsão de 16% para 2013 mantém-se."Os números do desemprego são muito preocupantes, mas o Governo mantém a previsão de 16 por cento" para 2013 e de 15,5 por cento para este ano, disse o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, comentando os números hoje divulgados pelo organismo oficial de estatísticas da União Europeia - Eurostat, à margem de uma cerimónia no Instituto do Emprego e Formação Profissional, em Lisboa.
De acordo com esses dados, Portugal tem a terceira maior taxa de desemprego, só superada pela Grécia e pela Espanha, tendo atingido os 15,9% em agosto.
Confrontado com os números conhecidos esta manhã, que estão quatro décimas acima da previsão para o conjunto deste ano (15,5 por cento), o secretário de Estado considerou, contudo, tratar-se de "uma meta realista".
"É a meta que o Governo anunciou, é a meta que consideramos para o resto do ano de 2012 e estamos a tomar as medidas necessárias para que, tanto agora, como num futuro próximo, o desemprego possa baixar", reiterou Pedro Martins.
E reconheceu: "Obviamente, são números muito elevados que merecem a maior preocupação, sabemos que a evolução do desemprego tem sido muito negativa, isto resulta do ajustamento que está a ter lugar na economia portuguesa, mas as reformas estruturais estão em curso".
Ressalvando a necessidade de apostar na formação "em áreas com maior procura no mercado de trabalho", Pedro Martins manifestou-se convicto que Portugal "irá conseguir reduzir as taxas de desemprego, nomeadamente, através do investimento em formação profissional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário