segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carros. Vendas afundam-se e sector exige medidas ao Governo - Dinheiro Vivo

Carros. Vendas afundam-se e sector exige medidas ao Governo - Dinheiro Vivo

Em setembro foram vendidos em Portugal apenas 6358 automóveis ligeiros de passageiros, o que representou uma queda de 30,9% face ao mesmo mês do ano passado (9220 unidades vendidas) e um nível de mercado historicamente baixo. Face a estes números, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) “exige” ao Governo “a reintrodução do Plano de Incentivos ao Abate de Veículos em Fim de Vida”.A ACAP recorda, em comunicado, que um plano desse tipo foi reintroduzido precisamente hoje em Espanha, país em que a quebra de mercado é muito inferior à portuguesa.
Em termos acumulados, no período de janeiro a setembro de 2012, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros não foram além das 74.461 unidades, o que corresponde a uma queda de 39,7% relativamente ao período homólogo de 2011.
A ACAP considera “dramática”, para as empresas do comércio automóvel, esta quebra do mercado, que no casso dos comerciais ligeiros chegou aos 54,1% em setembro, com apenas 1119 unidades vendidas. Desde o início do ano, esta categoria, que o Orçamento do Estado de 2012 penalizou fiscalmente de forma mais acentuada, regista uma contração de 55,1%, registando somente 10.823 novas matrículas.
O mercado de pesados registou no mês passado um crescimento homólogo de 13,1%, depois de 12 meses consecutivos em quebra. Acumula, por isso uma quebra de 38,6% desde o início do ano.
No total destas três categorias, o mercado de novos regista uma quebra de 35% em setembro de 42,1% desde o início do ano, relativamente aos mesmos períodos do ano passado, em que já caíra de forma muito acentuada.
Só três não desceram
Por marcas, o destaque vai para a Audi, cujas vendas subiram 16%, e para a BMW, que registou um aumento de 0,6%. Juntamente com a Ferrari, que matriculou um carro em setembro e, por isso, não regista qualquer variação, os dois construtores premium alemães são os únicos que não apresentam números negativos.
A BMW mantém a quarta posição absoluta no mercado, seguida agora mais de perto pela Audi, e sendo batida apenas pela Peugeot (3.º), pela Volkswagen (2.º) e pela Renault (1.º), no que diz respeito a totais desde o início do ano.
Mas, em setembro, a Volkswagen foi a marca mais vendida em Portugal, seguida pela Renault e pela Mercedes.

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