quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fitch diz que qualidade dos activos dos bancos portugueses está a degradar-se | iOnline

Fitch diz que qualidade dos activos dos bancos portugueses está a degradar-se | iOnline

A qualidade dos ativos da banca em Portugal está a deteriorar-se, alertou hoje a agência de notação financeira Fitch, que mantém uma expectativa negativa quanto à evolução do 'rating' de quatro bancos portugueses.
Numa nota de análise, a Fitch explica as razões para o 'outlook' (expectativas de evolução das notações) negativo relativo a quatro bancos: Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, BPI e Santander Totta (o BES não foi analisado).
A agência "reconhece a evolução" feita pelos bancos em termos de recapitalização, e nota que até elevou o 'rating' de viabilidade (um dos componentes da avaliação de risco) em julho. No entanto, a Fitch alerta para os "riscos futuros", ligados à evolução da crise da dívida soberana portuguesa.
Além disso, a qualidade dos ativos dos bancos está a deteriorar-se, garante a Fitch.
"Os bancos vão ter de continuar a gerir a qualidade dos seus ativos enquanto a recessão económica prosseguir em Portugal", lê-se no relatório da agência.
"A deterioração da qualidade dos ativos desde 2011 e até ao fim do primeiro semestre de 2012 foi mais grave em segmentos tal como as pequenas e médias empresas e em setores ligados à construção, ao imobiliário e ao consumo das famílias", acrescenta o relatório.
Entre os quatro bancos avaliados, a Fitch destaca o BCP como o banco cujos ativos têm pior qualidade, devido à sua "exposição relativamente maior a segmentos que mais sofreram com a crise económica".
A avaliação da Fitch recai sobre apenas sobre estes quatro bancos. O Banco Espírito Santo não é analisado pela Fitch, porque o BES cancelou os serviços da agência em 2010, depois de duas revisões em baixa consecutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário