segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espanha: Rajoy garante maioria na Galiza e PNV ganha no País Basco - Dinheiro Vivo

Espanha: Rajoy garante maioria na Galiza e PNV ganha no País Basco - Dinheiro Vivo


O Partido Popula de Mariano Rajoy deverá manter a maioria absoluta na Galiza, enquanto que os independentistas ganham terreno no País Basco, segundo sondagens à boca de urna.

Segundo sondagens do IPSO, citadas pelo El País, na Galiza o PP poderá obter entre 39 e 42 lugares (tem 38), o PS da Galiza entre 18 e 20 (tem 25), o BNG (Bloco Nacionalista Galego) entre 7 e 8 (tem 12) e o AGE (Alternativa Galega de Esquerdas) entre 8 e 10. Já a sondagem da La Voz de Galicia dá ao PP 39, aos socialistas 20, ao BNG 8 e ao AGE 8.
A empresa de sondagens IPSO dá a vitória aos nacionalistas do PNV, liderados por Iñigo Urkullu, com entre 24 e 27 lugares (tem 30), o EH Bildu com 23 e 26, o PSE 13 (tem 25). O PP deverá obter entre 9 e 10 (tem 13), não estando garantido que os partidos Ezker Anitza-IU e UPyD consigam conquistar um assento.
Estas eleições regionais estão a ser encaradas como uma prova para o primeiro-ministro espanhol, numa altura em que aumentam os protestos no país contra as medidas de austeridade e ganham força os nacionalismos das comunidades autónomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário