sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crise já não afecta Islândia. Desemprego caiu de 12% para 5% em dois anos - Dinheiro Vivo

Crise já não afecta Islândia. Desemprego caiu de 12% para 5% em dois anos - Dinheiro Vivo


Em apenas dois anos, a taxa de desemprego na Islândia baixou de 12% para 5%. Ou seja, dos 181 mil cidadãos existe cerca de nove mil sem trabalho. Os números são surpreendentes se se tiver em conta que a Islândia foi um dos primeiros países a cair com a crise financeira, logo em 2008.

Para o FMI, o caso da Islândia deve ser um exemplo a seguir pelos países que estão sob intervenção financeira. A chefe da missão do FMI para a Islândia, Daria Zahkarova, diz mesmo que no caso da Islândia o programa de ajuda internacional levou a uma recuperação surpreendentemente forte revelando uma economia consistente.
Da mesma forma, a Standard & Poor's revela que a economia do país é próspera e estável e espera que o PIB continue a crescer a um ritmo de 2 ou 3% até 2015.
Em 2008, a economia islandesa começou a ruir com os três principais bancos do país a forçarem uma nacionalização por falta de liquidez. A coroa islandesa foi desvalorizada em 85% face ao euro e a consequência foi uma falência do país.
Com a crise, o Governo caiu, os contribuintes negaram-se em pagar a conta dos bancos e o antigo primeiro-ministro foi julgado por negligência, pela primeira vez na história do país. Quatro anos volvidos e o défice já saiu dos 10% para os 5,4%.
Em julho o FMI revelava mesmo que a pequena ilha a noroeste da Europa seria a campeã de crescimento na região: 16,7% até 2017, revelavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário