sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Controlinveste assume acordo com angolanos - EXPRESSO

Venda do "DN", TSF e "JN" a uma sociedade veículo da Newshold depende apenas do pagamento do valor acordado. 

A administração da Controlinveste confirmou esta semana a existência de um acordo para a venda da quase totalidade dos ativos de media detidos pelo empresário Joaquim Oliveira. A empresa não divulga a identidade do grupo com quem assinou o contrato, mas, de acordo com informações recolhidas pelo Expresso, trata-se de uma sociedade veículo do grupo angolano Newshold.

A conclusão da operação está ainda dependente do pagamento das verbas acordadas para a transferência da propriedade de meios como o "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias", "O Jogo" ou a TSF, entre outros.
Fora do negócio ficam apenas a SportTV e a gestão da área de direitos televisivos e comerciais do futebol, que continuarão sob a alçada de Joaquim Oliveira.

Fontes da Newshold contactadas pelo Expresso negam que o grupo tenha fechado qualquer contrato para a compra da Controlinveste. Mas tal como o Expresso avançou em maio, as negociações decorreram desde o início do ano e terão culminado recentemente com a assinatura de um acordo entre Joaquim Oliveira e a sociedade veículo do grupo angolano no escritório do advogado Proença de Carvalho.

O interlocutor da Newshold foi um advogado indicado por Álvaro Sobrinho, antigo presidente da empresa que já detém em Portugal o semanário "Sol", uma participação de 15,08% na Cofina, dona do "Correio da Manhã", e a exploração indireta do diário "i". A Newshold tem sido ainda apontada como forte candidata no concurso para a privatização da RTP, mas nunca confirmou essa possibilidade.

A aproximação entre a Newshold e a Controlinveste já teve, aliás, desenvolvimentos ao longo do verão: a empresa Novo Conteúdo - detida pela Newshold - prepara-se para assumir a gestão de toda a área comercial da Controlinveste a partir de janeiro de 2013. Uma operação que levou o antigo responsável pela área comercial da Controlinveste no Norte do país, Sousa e Castro, a integrar a equipa da Novo Conteúdo em setembro.

Outra contratação recente da Newshold foi a de Filipe Passadouro - antigo colega do ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, na Finertec -, que assumiu em julho o cargo de administrador financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário