quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5 de Outubro. Passos troca cerimónia por “amigos da coesão” | iOnline

5 de Outubro. Passos troca cerimónia por “amigos da coesão” | iOnline

Primeiro-ministro estará na Eslováquia durante um discurso do Presidente que costuma ser quente.

O primeiro-ministro vai para Bratislava amanhã, logo depois do debate da moção de censura, e não estará nas tradicionais celebrações do 5 de Outubro, em Lisboa. A viagem tem como propósito duas reuniões dos grupos “amigos da Coesão” e “5+5”.
Passos Coelho vai assim faltar a um momento político de peso. O 5 de Outubro é sempre dia de discurso do Presidente da República e este ano vem numa altura sensível. Ainda há duas semanas Cavaco Silva convocou o Conselho de Estado, onde se determinou a desistência do governo do aumento generalizado da taxa social única e a sua substituição por outra medida no Orçamento do Estado para 2013.
Este é o último 5 de Outubro em que será feriado, uma decisão tomada por este governo que acabou com quatro feriados do calendário: dois católicos (por apenas cinco anos) e dois civis.
Mas o dia da Implantação da República de Passos vai mesmo ser passado na Eslováquia. No grupo “Amigos da Coesão” estão também a República Checa, a Bulgária, a Estónia, a Grécia, Espanha, a Hungria e a Letónia, entre outros. E nos “5+5” estão chefes de Estado e de governo de cinco países europeus (Portugal, Espanha, Itália, França e Malta). A falta de Passos às cerimónias do 5 de Outubro é comentada por João Soares ao i: “É lamentável que não esteja. A não ser que tenha uma boa explicação.” Este ano, pela primeira vez, os discursos oficiais são no Pátio da Galé, situado no lado oposto da Praça do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário