quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ruptura em oleoduto de Sines lançou na rede pluvial 20 toneladas de crude - PÚBLICO

No troço de um dos pipeline que transporta o crude do porto de Sines para a refinaria da Petrogal verificou-se, pelas 17h40 da passada segunda-feira, uma ruptura de que resultou a libertação para um colector pluvial de cerca de 20 toneladas de crude, junto à rotunda da Barbuda.
O tubo danificado tem um diâmetro de 42 polegadas, (aproximadamente um metro).

O presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho, adiantou ao PÚBLICO que se deslocou pouco depois ao local do acidente e verificou que a mancha de crude estendia-se por uma área com cerca de 50 metros em redor do local onde o pipeline cedeu.

O autarca disse que os meios de combate foram “imediatos e de grande eficácia” e a fuga de crude foi estancada. Na noite de segunda-feira, madrugada e dia de terça-feira vários camiões e máquinas de arrasto fizeram a remoção de três mil toneladas de terras contaminadas.

Manuel Coelho não crê que tenha havido infiltração de crude no solo em profundidade e consequências graves para o meio ambiente, dado tratar-se “de uma substância pastosa”

Mesmo assim, reclama do Ministério do Ambiente uma intervenção “junto da empresa” para que sejam “assacadas” responsabilidades sobre o que aconteceu.

Os trabalhos de recolha de terras contaminadas ainda prosseguem, adiantou ao PÚBLICO o porta-voz da GALP, frisando que o alerta para a ruptura tinha sido dado pelo rendeiro do terreno onde ocorreu.

“Não há danos a registar para o meio ambiente e para a saúde humano”, garante a GALP frisando que na manhã desta terça-feira já tinha sido recolhida a quase totalidade do crude derramado, enquanto a limpeza do solo ainda prossegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário