quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Há profissionais que recebem dinheiro de bancos de células privados, denuncia ex-responsável do banco público - Sociedade - PUBLICO.PT

Há profissionais que recebem dinheiro de bancos de células privados, denuncia ex-responsável do banco público - Sociedade - PUBLICO.PT

A ex-responsável do banco público de células do cordão umbilical denuncia que há profissionais de saúde e hospitais públicos que recebem dinheiro de bancos privados para promoverem os seus serviços junto das grávidas. O Crioestaminal, um desses bancos já veio desmentir.

“Há profissionais que recebem dos bancos privados [de células do cordão umbilical] entre 800 a mil euros por mês”, declarou Helena Alves no Parlamento, esta quarta-feira, na comissão parlamentar de Saúde. A ex-responsável pelo banco público contou ainda que a publicidade do banco público “desaparecia toda dos hospitais, restando apenas a informação prestadas pelas empresas privadas".

Helena Alves chegou a sugerir que as finanças poderão eventualmente ter forma de saber se estes pagamentos aos profissionais de saúde foram ou não feitos pelos bancos privados.

Reagindo às declarações, o banco privado de células estaminais Crioestaminal manifestou-se contra o pagamento que algumas destas empresas alegadamente fazem a profissionais de saúde para promover os seus serviços e colocou-se à disposição das autoridades para ajudar nas investigações.

“De facto, na empresa, já tínhamos ouvido rumores da existência de pagamentos a profissionais e fomos registando alguns factos anormais. Para além disso, temos sido confrontados com o desaparecimento em serviços hospitalares de material informativo da Crioestaminal, à semelhança das situações referidas pela dra. Helena Alves”, revela Miguel Marti, presidente da comissão executiva da Crioestaminal.

A empresa afirmou estar à disposição das autoridades no sentido de contribuir para a descoberta da verdade, estando “disponível para dar conta das situações que conhecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário