quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Governo tomará "medidas de contingência" em caso de derrapagem orçamental - Dinheiro Vivo

Governo tomará "medidas de contingência" em caso de derrapagem orçamental - Dinheiro Vivo

O Governo português compromete-se a tomar "as medidas de contingência necessárias" em 2013 no caso de uma nova derrapagem orçamental.Na quinta revisão do memorando de entendimento com Portugal, hoje divulgada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Governo português explica as medidas através das quais tenciona cumprir a meta revista para o défice orçamental em 2013 (5% do PIB).
Essas medidas são as constantes da proposta de Orçamento do Estado para 2013, que o Executivo garante serem "concebidas com vista a limitar o seu impacto sobre o crescimento e a proteger os segmentos mais pobres" da população.
A redução de 1,5 pontos percentuais do PIB no défice real obriga a um "grande ajustamento". O Executivo reconhece que há "riscos de implementação associados a este ajustamento.
Se, como em 2012, houver uma derrapagem nas contas públicas, o Governo compromete-se a tomar novas medidas no próximo ano.
"Estamos prontos a introduzir as medidas de contingência que sejam necessárias ao longo de 2013", lê-se no documento.
Na quarta-feira, o comité executivo do FMI aprovou o pagamento de uma nova tranche de 1.500 milhões de euros da sua parte do empréstimo de 78 mil milhões de euros a Portugal.
Em comunicado divulgado na quarta-feira à noite, depois da aprovação do pagamento da nova tranche, o FMI considerou que as perspetivas externas e o desemprego em Portugal dificultam o cumprimento dos objetivos do programa de ajustamento, sublinhando que "são precisos esforços adicionais" para consolidar as contas e impulsionar o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário