quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gaspar: "Ajustamento será feito em 61% pelo lado da despesa" - Dinheiro Vivo

Gaspar: "Ajustamento será feito em 61% pelo lado da despesa" - Dinheiro Vivo

"Olhando para o horizonte em que decorre o programa podemos ver que 61% do esforço de consolidação será feito pelo lado da despesa", garantiu Vítor Gaspar, hoje de manhã, no Parlamento. O plano de ajustamento decorre entre 2011 e 2014, frisou.Na apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2013 aos deputados, o ministro das Finanças sublinhou por algumas vezes que está a trabalhar afincadamente do lado da despesa, apesar de o OE/2013 assentar essencialmente num aumento "enorme" de impostos, designadamente do IRS.
Gaspar lembrou que "em Julho foi iniciado um processo de análise às contas públicas com vista a identificar poupanças de 4000 milhões de euros em 2013 e 2014 do lado da despesa". "No sexto exame ao programa português [que decorrerá em novembro] será feito um primeiro ponto da situação deste processo".
Relativamente ao IRS, o ministro garantiu que o aumento do imposto (redução de escalões, de 8 para 5, e aumento das taxas médias de imposto) é progressivo. "A taxa média aumenta mais nos rendimentos mais elevados logo há mais progressividade do IRS", atirou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário