domingo, 21 de outubro de 2012

Galiza e País Basco já votam em eleições marcadas pelo nacionalismo em Espanha - JN

Galiza e País Basco já votam em eleições marcadas pelo nacionalismo em Espanha - JN


As mesas de voto abriram este domingo de manhã em duas regiões de Espanha, o País Basco e a Galiza, que elegem os parlamentos locais, num escrutínio de risco para o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, acossado pela crise económica e pelo aumento do nacionalismo.
 
foto RAFA RIVAS/AFP
Galiza e País Basco já votam em eleições marcadas pelo nacionalismo em Espanha
Laura Mintegi, candidate do partido pro-independencia basco Euskal Herria Bildu (Eh Bildu)
 
A Direita de Mariano Rajoy tentará conservar a curta maioria que dispõe na Galiza, enquanto no País Basco os independentistas devem impor-se como a segunda força regional.
Debaixo de chuva, os primeiros eleitores do País Basco, uma próspera região do norte de Espanha, meteram os pés ao caminho para as mesas de voto, uma ano após o anúncio histórico grupo armado ETA, a 20 de outubro de 2011, de pôr fim à violência.
Na ressaca deste anúncio, a Esquerda independentista reagrupada na coligação Eh Bildu, deverá, de acordo com as sondagens, ganhar terreno e colocar-se na segunda posição, atrás dos nacionalistas conservadores do PNV.
O crescimento dos partidos nacionalistas deve constituir um desafio suplementar para o Governo, de Direita, que já enfrenta uma onda separatista que vem da Catalunha, outra possante região económica de Espanha: a crise económica está a alimentar o nacionalismo, a menos de um mês das eleições regionais catalãs, marcadas para 25 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário